O IX Seminário Internacional Imagens dos Povos – Diversidade e Mercado Audiovisual convida para a Cerimônia de abertura.
Convidada Especial: Exma. Sra. Luiza Bairros, Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Apresentação das diretrizes do Governo Federal para inclusão de conteúdo da diversidade brasileira com ênfase no audiovisual negro, africano, afro-brasileiro e das diásporas africanas nos mecanismos, programas e ações de governo.
26 de novembro
19 horas
Conservatório UFMG
Av. Afonso Pena, 1534
Centro – Belo Horizonte – MG
Informações: imagemdospovos.com.br
A 9ª edição do evento conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares (FCP-MinC) , Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), FAE-UFMG e Ações Afirmativas UFMG
Belo Horizonte sedia de 26 a 28 de novembro um importante encontro entre realizadores e executivos do setor audiovisual de todas as regiões do Brasil, em torno do 9º Seminário Internacional Imagem dos Povos. A participação é gratuita. As inscrições estão abertas até a próxima segunda, 24 de novembro, via internet.
Orientado pelo tema Diversidade e Mercado Audiovisual, o seminário avalia os cenários e condições atuais da produção e difusão de conteúdos da diversidade nos meios públicos e privados e apresenta aos participantes as oportunidades de financiamento e aquisição de conteúdos audiovisuais disponíveis no mercado.
O encontro facilita o acesso de produtores e diretores de cinema e vídeo aos mecanismos de formação da Ancine, a agência reguladora do audiovisual, com ênfase no programa PRODAV III, voltado à implementação de núcleos criativos.
Nesta edição, o Imagem dos Povos dá atenção especial às possibilidades abertas pela Lei 10.369/2003, que torna obrigatório o ensino da história da África e dos africanos na educação básica e gera uma demanda expressiva de conteúdos sobre a cultura negra brasileira e sobre o negro na formação da sociedade nacional, com vistas a uma educação antirracista.
O conteúdo audiovisual existente sobre o assunto ainda é incipiente no país. E a ampliação das janelas de exibição, em decorrência dos efeitos da Lei 12.485/2011 (que garante a presença de conteúdo nacional independente na TV paga) favorece o desenvolvimento de projetos com esta temática, com as facilidades oferecidas pelas variadas linhas de financiamento disponíveis.
O 9º Imagem dos Povos começa em 21 de novembro com a Oficina de Formatação de Projetos para Televisão – ABPITV, organizada em parceria com a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão. As inscrições para a oficina foram encerradas no último dia 7. O projeto é realizado com apoio da Fundação Palmares e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), FAE-UFMG e Ações Afirmativas UFMG.
O seminário conta com mesas informativas e espaços de troca de experiências, em um ambiente propício à concretização de parcerias e negócios.
Fonte: palmares.gov.br
SERVIÇO
Quando: 21 a 28 de novembro de 2014
Onde: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1.534 – Centro
Programação gratuita (mediante inscrição prévia, via site)
Inscrições e programação:
http://imagemdospovos.blogspot.com.br/p/inscricao-ix-seminario.html
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]