A entrega da chave da cidade para a corte momesca marca o início do Carnaval em várias cidades brasileiras. É o anúncio de alguns dias do ano dedicados ao ritual que celebra, sobretudo, a alegria nas ruas.
A exemplo do que vive a capital mineira desde 2010, grupos diversos associam festa e reivindicação política, revitalizando, assim, o carnaval de rua na atualidade. A contundente estética dos blocos, bonecos, fantasias e ritmos inspira a ocupação do espaço público. Em apoio crescente aos movimentos sociais, na defesa da igualdade de gênero, racial ou sexual, entre outras causas que ativam intensa manifestação lúdica.
A seção Imagens da Diversidade reúne alguns vídeos sobre expressões culturais que ocupam, criativamente, nessa época do ano, o espaço coletivo, atualizando a tradição do carnaval:
Sobre Carnavais e Revoluções
Um olhar para o carnaval de rua de Belo Horizonte, em 2014, sob a perspectiva do historiador e folião Guto Borges. Direção: Fred França.
Confete
Confete se desloca com os corpos através do tempo suspenso nas cores e nos sons do Carnaval. O filme percorre o caminho do confete desde a fábrica até o chão das ruas do Rio de Janeiro na Quarta-feira de Cinzas. Direção: Jo Serfaty, Mariana Kaufman
http://portacurtas.org.br/filme/?name=confete
Karnaval Ipexá
Documentário curta-metragem sobre carnaval afrobrasileiro em Salvador BA 1986/1988
Produção e Direção: Edson Luiz Ferreira (Luiz Ferro)
Gigantes
Curta-metragem produzido pela Estima Filmes, com realização da Publikimagem. Uma viagem cinematográfica pelo mundo dos bonecos gigantes do carnaval de Olinda. Um sonho audiovisual que mostra quem faz, quem carrega e quem curte os gigantes que tomam conta das ladeiras históricas todos os anos.
Não se apaga da história a memória do meu Carnaval!
Documentário curta-metragem que revela um pouco do passado, presente e futura da Escola Pimpolhos da Grande Rio no carnaval carioca.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]