*José Márcio Barros
O Observatório da Diversidade Cultural retoma suas atividades. O ano de 2015 será de grandes desafios. As mudanças na condução das políticas públicas de cultura nos níveis federal e estadual apresentam novidades discursivas e alterações nas promessas para o futuro. A crítica ao modelo de Sistema Nacional de Cultura, a constatação dos orçamentos irrisórios, o modelo perverso de financiamento baseado em renúncia fiscal, as parcerias público-privadas, os equipamentos inaugurados sem condições de funcionamento, a falta de pessoal qualificado, dentre outras questões, marcaram os primeiros dias dos novos gestores. Se acrescentarmos a isso as evidências da crise econômica e institucional pela qual passamos, o quadro complexo e delicado completa-se.
A palavra-chave é crise. Como afirmei em 2009, em texto publicado na Políticas Culturais em Revista, 1 (2), a perspectiva de se pensar a crise deve assumir o sentido dado pelos gregos ao termo: possibilidades e necessidades de se fazer escolhas. Krísis no grego é a “ação ou faculdade de distinguir e tomar decisão, por extensão é o momento decisivo, difícil de separar, decidir, julgar”.
Neste sentido, o ODC continua suas ações de formação, pesquisa, informação. Ao curso Desenvolvimento e Gestão Cultural agrega-se outra iniciativa: Diversidade Cultural para Jornalistas. Parcerias com o MINC, a Universidade Federal de Lavras, a PUC Minas e a Faculdade de Politicas Públicas da UEMG garantirão a oferta de cursos para gestores e conselheiros de cultura e a concretização do grupo de pesquisa em Diversidade cultural e midiática (CNPQ) O segundo número da Revista ODC pretende colocar em discussão as positividades e os desafios de se enfrentar a diversidade cultural.
Em 2015, a Convenção da Unesco completa seus primeiros 10 anos de existência, o que requer análise e muito debate sobre seus avanços e seus desafios. Será um ano de muito trabalho! Mas é disso que gostamos !!!! O ODC saúda 2015, que venham mudanças !!!!
*Coordenador do ODC
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]