Destaque

Carta Belo Horizonte defende democratização dos meios de comunicação

Renata M.Durante três dias de intensos trabalhos, o 2º Encontro Nacional Pelo Direito à Comunicação (ENDC) foi marcado pela apresentação da Carta Belo Horizonte, documento que reafirma a necessidade de atualização dos instrumentos de regulação democrática dos meios de comunicação no Brasil. Além disso, a Carta convoca a participação de todos os cidadãos e cidadãs a participarem da luta e aponta a necessidade de se pressionar o governo a abrir o diálogo com a sociedade, a fim de regular democraticamente a mídia do país. O documento foi elaborado de forma colaborativa e aprovado pelo público presente no último dia do ENDC.

De acordo com Rosane Bertotti, coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), esta é a hora de fazer com que o Estado assuma sua participação nesta discussão e entenda a democratização da Comunicação como um processo constituinte necessário: “Quando a comunicação é tratada como um direito, o Estado tem que ser garantidor deste direito. E defender direito é defender a democracia”, ressalta.

Para o responsável pela Secretaria de Organização do FNDC, Orlando Guilhon, este é o momento de colocar em ação estratégias que garantam o fortalecimento do debate. Para ele, chegou a hora de se potencializar a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei da Mídia Democrática e, para isso, é necessária a ampla divulgação por todos os parceiros.

O último dia ainda foi marcado pela continuação das atividades autogestionadas que trouxeram as participações da Oficina de Imagens, Associação Imagem Comunitária, o Coletivo Intervozes, o Centro de Cultura Luiz Freire, Coletivo Socializando Saberes, Programa Polos da Cidadania da UFMG, entre outros grupos de todo o Brasil.

Confira a íntegra da carta aqui: Carta de Belo Horizonte |Regula Já! Por mais democracia e mais direitos.

Larissa Scarpelli

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos