COLABORADORES

Participação dos jovens na formulação de políticas públicas para a diversidade cultural

Fórum U40 Americas

Em maio de 2010, na cidade de Montreal (Canadá), ocorreu o I encontro do “Fórum U40 América”, que envolveu produtores, advogados, comunicadores, agentes do poder público e pesquisadores de cultura e comunicação de 11 países do Norte, Sul e Centro América, em fase de “média-carreira”, com o intuito de discutir e propor ações para a implementação dos objetivos da Convenção da UNESCO para a proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais, no âmbito do continente americano.

Organizado pela Federação Internacional das Coalizões para a Diversidade Cultural em parceria com a Coalizão Canadense para a Diversidade Cultural, a reunião é consequência e continuidade regional de um fórum mais amplo, iniciado junto com à Comissão Alemã para a UNESCO, em junho de 2009, o Fórum Mundial U40 (under-40 aged cultural professionals – profissionais de cultura com menos de 40 anos).

Assuntos abordados

Foram elencados três pontos principais para aprofundamento durante o Fórum. Foram estes:

reafirmação da cultura como pilar para o desenvolvimento sustentável;
Junto ao meio ambiente, à economia e à educação,  a cultura dos povos deve ser colocada no centro das políticas públicas dos países, no intituito de promover um desenvolvimento sustentável baseado na diversidade (e não na hegemonia) dos modos de viver.

estratégias para uso das novas tecnologias no sentido da promoção e proteção da diversidade cultural; Quais os modelos de uso das novas tecnologias que podem ampliar o diálogo e aproximar as culturas e de que maneiras podemos diminuir a distância do acesso à informação e o conhecimento, que hoje demonstram também aumentar ainda mais o abismo entre os chamados países de primeiro e de terceiro mundos.

a relação da Convenção da Diversidade com outros fóruns internacionais.
Os artigos 20 e 21 da Convenção tratam da coordenação internacional dos países para a promoção da Convenção em outros fóruns e afirmam que o documento não se encontra em posição de sobreposição nem se subordinação a outros documentos internacionais. Devemos, portanto, encontrar formas de garantir a implementação destes artigos, fazendo com que a Convenção esteja presente nos mais diversos acordos estabelecidos entre os Estados Partes em que se faça necessário apontar para a promoção e proteção da diversidade das expressões culturais.

Os três pontos foram abordados a partir de ações a serem tomadas pelos Estados, pela sociedade civil e pelo próprio “Fórum U40 América” (veja abaixo links que dão acesso aos encaminhamentos tirados neste I Encontro).

Jovens na formulação de políticas públicas

Sábia a decisão da Comissão Alemã e da Coalizão Canadense, de envolver profissionais em média-carreira para participar da discussão sobre a Convenção da Diversidade.

Os profissionais de média-carreira participam do processo, por um lado conhecendo a Convenção, seu histórico e detalhes (artigos etc), ajudando a disseminar os objetivos deste instrumento pelo mundo e por outro contribuindo com novas ideias, ajudando a Convenção a se renovar e se atualizar, tanto no campo das novas tecnologias quanto nos demais aspectos relacionados à mudança de gerações.

Encaminhamentos Fórum U40 Américas

Para acompanhar o encaminhamento do Fórum, que seguirá com grupos de trabalho para desenvolver os pontos a que se propôs, veja o documento final e acesse maiores detalhes através do site do Fórum Mundial U40, Coalização Canadense para Diversidade Cultural e Federação Internacional das Coalizões para a Diversidade Cultural.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

1 Comentário para “Participação dos jovens na formulação de políticas públicas para a diversidade cultural”

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos