O simpósio, mediado e coordenado por José Márcio Barros – coordenador do ODC – e Clélia Neri Cortes, visa promover a interlocução de pensamentos/conhecimentos, saberes e práticas acadêmicas e não acadêmicas vinculadas com a descolonização do pensamento/conhecimento e a diversidade cultural, a partir da interação do público e dos palestrantes – protagonistas de experiências com projeção local, nacional ou internacional.
O encontro acontece dias 17 e 18 de novembro, das 8h30 às 12h30, na UFBA (Campus Ondina).
Convidados:
Ananias Neri Viana – Quilombo Kaonge – coordenador do Conselho Quilombola da Bacia e Vale do Iguape.
Ana Claudia Gomes – Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro.
América Lucia Cesar – Professora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e participa do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos CEAO/UFBA.
Carlos Bonfim – Professor e pesquisador da UFBA e coordenador do Projeto Latitudes Latinas.
Cláudia Boettcher – Diretora de Difusão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Gestão Cultural e diretora de Difusão da UFRGS.
Eduardo Oliveira – Professor e pesquisador da Faculdade de Educação da UFBA.
Flávio de Jesus Dias – Cacique e organizador da Feira de Cultura Kaimbé, em Euclides da Cunha, na Bahia.
Jaider Esbell – Artista indígena Macuxi de Roraima. Vencedor do Prêmio Bolsa Funarte/MinC de Criação literária 2010 e Prêmio Pipa online 2016.
José Jorge de Carvalho – Idealizador do Projeto Encontro de Saberes e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino e na Pesquisa (INCTI) – Brasília/DF.
Jucelho Dantas da Cruz – Cigano e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Leandro Colling – Professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) Professor Milton Santos e do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, ambos da UFBA. É criador e coordenador do grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade.
Maurício Fonseca de Oliveira – Historiador, membro Titular do Colegiado Setorial das Culturas Indígenas e coordenador geral do Prêmio Culturas Indígenas.
Pedro Abib – Professor da Faculdade de Educação da UFBA e coordenador do Grupo de Pesquisa Griô.
Renato da Silveira – Artista Plástico. Professor do programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA.
Vanda Machado – Criadora do Projeto Irê Ayó na Comunidade de Terreiro Ilê Axé Opo Afonjá. Doutora em Educação pela UFBA.
Coordenadores e mediadores do simpósio: José Márcio Barros (UEMG/ODC) e Clélia Neri Cortes (UFBA).
Mais detalhes: http://www.cult.ufba.br/enecult/programacao-2016/descolonizacao-do-conhecimento-e-diversidade/
Inscrições: http://www.enecult.ufba.br/
Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]
Poxa se fossem aquir em vitória da conquista gostaria de participar