NOTÍCIAS

Festa Folia de Reis é declarada patrimônio imaterial de Minas Gerais

folia-de-reis_0152

Foliões celebram a chegada dos Três Reis Magos

 

Foi aprovado, no dia 06 de Janeiro, pelo Conselho Estadual do Patrimônio de Minas Gerais (CONEP), o reconhecimento da Folia de Reis como patrimônio cultural imaterial do estado. O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) apresentou ao CONEP um estudo que aponta aproximadamente 1,5 mil grupos de Folias de Reis, Pastorinhas, Terno, Charola e outros em Minas Gerais.

Essa é a primeira titulação de patrimônio imaterial de uma manifestação que abrange todo o estado. São cerca de quatro mil comunidades mantendo a tradição viva. Só em Uberaba há 106 grupos cadastrados.

A Folia de Reis, uma festa cristã, é comemorada no dia 06 de Janeiro, marcando o aniversário da visita dos três reis magos ao recém-nascido Jesus Cristo. É a data em que os enfeites de Natal, como presépios e árvores, são desmontados, encerrando os festejos natalinos.

Algumas comunidades se mobilizam cantando, rezando e dançando para homenagear os três viajantes. Segundo a história, Belchior, Gaspar e Baltazar saíram do Oriente e, guiados por uma estrela, levaram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra. Em Minas Gerais, a festividade é maior. Os foliões realizam desfiles, repertórios e encenações, além de se reunirem para comer e beber alimentos típicos.

A tradição Folia de Reis ocorre há cerca de 300 anos, é também conhecida como Reisado, Festa de Santo Reis e outros. Estima-se que sua origem seja portuguesa e espanhola. A tradição começou no meio rural e migrou para os centros urbanos também.

A pesquisa feita pelo IEPHA durou um ano e meio e possibilitou o registro das áreas em que a Folia de Reis é atuante. Segundo o instituto, o reconhecimento dessa tradição como patrimônio cultural permite novas medidas para sua preservação e manutenção. A inclusão desses grupos em políticas públicas e custeio de instrumentos musicais e vestimentas são algumas dessas medidas.

 

Imagem: Portal 98FM

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos