Estão abertas ao público, até o dia 19 de junho, as inscrições para quem quiser se candidatar às representações dos segmentos relacionados à Alimentação e Cultura. Também pode participar como eleitor para eleger os membros da Comissão de Gastronomia do Estado do Rio de Janeiro, que foi lançada no dia 08 de junho no auditório da Faculdade de Comunicação Hélio Alonso – FACHA, contando com a presença do Secretário de Estado de Cultura, André Lazaroni.
A instituição da Comissão é um dos pontos do Marco Referencial da Gastronomia como Cultura do Estado do Rio de Janeiro (Lei 7180/2015). A lei tem como objetivo abordar a gastronomia como uma política cultural, dando visibilidade e fortalecendo as culturas alimentares regionais, as atividades produtivas, comerciais, educacionais artísticas ligadas à comida, à sociedade e ao território.
“Ao criar a Comissão de Gastronomia do Estado do Rio de Janeiro e conceder o selo “Gastronomia é Cultura”, buscamos valorizar os diversos segmentos do ramo, reconhecendo que a comida é uma expressão cultural desde a sua produção, quando é plantada ou criada, até a forma que é preparada e servida”, explicou André Lazaroni.
Representantes da sociedade civil integrarão a banca, que acompanhará a evolução do Marco Referencial. A comissão terá a incumbência de acompanhar as diretrizes da lei, conferir o selo Gastronomia é Cultura e fomentar a Semana da Gastronomia do Estado do Rio, que ocorrerá na terceira semana de setembro. Para esta empreitada, serão eleitos por votação online, 20 representantes da sociedade civil que atuam, por exemplo, com Quilombolas, Mulheres, Direito Humano à Alimentação e Agricultura Familiar. A comissão também será composta por sete representantes do poder legislativo, uma representação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado (Consea) e uma da Comissão de Cultura da ALERJ.
Conheça o Marco Referencial da Gastronomia como Cultura (Lei 7180/2015): https://goo.gl/AfiZH0
Para se inscrever, se candidatar e/ou votar, acesse: http://www.cultura.rj.gov.br/comissao-gastronomia/?url=
CRONOGRAMA DE LANÇAMENTO DO EDITAL
– Início do cadastro de eleitores e candidatos: 08/06, às 10h
– Término do cadastro de eleitores e candidatos: 19/07, às 18h
– Publicação dos Eleitores e Candidatos habilitados: 25/07, às 10h
– Início da votação: 07/08, às 10h
– Término da votação: 11/08, às 18h
– Resultado da votação: 15/08, às 11h
Imagem: Portal Informe Facha
Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]
Boa tarde. A referida Comissão foi empossada? Ela funcionou? Ainda está em funcionamento? Como obter mais informações sobre a Comissão de Gastronomia do Estado do Rio de Janeiro?