O Observatório da Diversidade Cultural, por meio do programa PENSAR E AGIR COM A CULTURA, abre inscrições para a turma do 2°Semestre de 2017 do Curso Desenvolvimento e Gestão Cultural. Desde 2003, o curso formou gerações de gestores culturais em Minas Gerais e de outros estados brasileiros e, neste semestre, contará com a parceria do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Minas Gerais – SATED/MG.
O objetivo do curso é capacitar artistas, professores, gestores e agentes culturais que atuam nos setores público, privado e terceiro setor, mas também para todos aqueles que queiram ter uma iniciação conceitual e prática sobre gestão cultural. Tratar a cultura como pré-requisito para o exercício pleno da cidadania e também como elemento central no chamado ciclo das economias criativas exige uma formação técnica e crítica específica, de forma a garantir capacidades de leitura e intervenção na realidade.
O Curso Desenvolvimento e Gestão Cultural trata a gestão cultural com ênfase na diversidade cultural. Ao final do curso, o aluno estará apto a elaborar projetos culturais; buscar de forma sustentável fontes de financiamento para os projetos; desenvolver atividades de planejamento e gestão de ações, programas e projetos culturais; estabelecer relações de convergência entre cultura, participação social, educação e diversidade cultural; e, por fim, agir de forma criativa e inovadora com a cultura. As inscrições vão até o dia 22 de agosto e serão oferecidas 20 vagas para o curso.
Com 4 meses de duração e uma carga horária de 112 horas, o Curso Desenvolvimento e Gestão Cultural desenvolve a partir de perspectiva interdisciplinar e por meio de módulos articulados e convergentes uma abordagem dos diferentes aspectos que conformam o campo da gestão cultural. O trabalho com a cultura na atualidade exige mais do que sensibilidade para com as artes e demais expressões simbólicas, demanda capacidade de leitura da realidade tanto em seus aspectos institucionais quanto das práticas e processos culturais independentes. Além da capacidade de pensar a cultura, o curso investe na capacitação para o agir transformador com a cultura.
O programa PENSAR E AGIR COM A CULTURA é promovido pelo Observatório da Diversidade Cultural (ODC) que oferece um percurso formativo na área da Gestão Cultural com profissionais de reconhecida experiência e atuação na área da cultura. O ODC é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve programas de ação colaborativa entre gestores culturais, artistas, arte-educadores e agentes culturais, além de ser um grupo de pesquisadores que investiga a temática da diversidade cultural em diferentes linhas de análise vinculados a PUC Minas, UEMG, UFBA, UFRB e USP. O grupo de professores é formado por experientes especialistas e pesquisadores. Confira aqui o time http://www.
O coordenador Geral do ODC, José Márcio Barros, um dos professores do programa PENSAR E AGIR COM A CULTURA, salienta que a proposta do curso adota uma metodologia em que as diferenças produzem possibilidades de encontros, trocas e convergência. O fio condutor do curso é a gestão cultural com ênfase na diversidade cultural. “Do ponto de vista dos conteúdos, apresentamos uma pluralidade de possibilidades de enquadramentos e busca de respostas a nossas perguntas”, conclui José Márcio Barros.
O curso é importante tanto para aqueles que já trabalham no campo da cultura e que necessitam de atualização e aprofundamento conceitual e prático, mas também é de fundamental importância para quem quer se iniciar na área. Os módulos e os professores estão preparados para uma abordagem diferenciada, a partir da convivência entre diferentes níveis de experiência. “Aliás, essa é a nossa especialidade: tratar as diferenças de forma respeitosa e dinâmica”, pontua José Márcio.
INFORMAÇÕES
Para realizar o curso, o aluno fará um investimento de R$ 900,00, podendo o pagamento ser realizado à vista ou em 3 parcelas de R$ 300,00 (cada). O pagamento pode ser feito em dinheiro, cheque, depósito ou transferência bancária.
As inscrições estarão abertas até o preenchimento das 20 vagas e devem ser feitas em 4 etapas:
Caso tenha alguma dúvida, ligue para o telefone (31) 9 8469-2181 ou acesse o link: https://www.observatoriodadiversidade.org.br/pensareagir/curso-de-desenvolvimento-e-gestao-cultural/
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]