NOTÍCIAS

Documentário fala sobre projeto de empoderamento das refugiadas

O projeto “Empoderando Refugiadas” encerra sua segunda edição com lançamento de um minidocumentário sobre as histórias de algumas das participantes. O evento gratuito acontece amanhã (29), no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo.

Dentre os temas refletidos pelas dez entrevistadas está o impacto de um novo trabalho em suas relações familiares, sociais e em seu próprio entendimento dos papéis de gênero desempenhados por elas. O projeto também abordou, em encontros mensais realizados com as refugiadas, questões sobre o mercado de trabalho, direitos e cultura brasileira, saúde e bem-estar e empreendedorismo.

O objetivo do “Empoderando Refugiadas” é aumentar o acesso dessas mulheres ao emprego formal no Brasil. Para isso, é preciso conscientizá-las a respeito de seus direitos e ajudar a desenvolver habilidades para a independência e empoderamento econômico.

Outra conscientização feita pela iniciativa é a sensibilização de empresas que possam contratar as refugiadas. Durantes os encontros, as mulheres receberam sessões de coaching e encaminhamento para entrevistas de emprego.

De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), no Brasil, 9.552 pessoas, de 82 nacionalidades distintas, já tiveram sua condição de refugiadas reconhecida. Em 2016, 32% das pessoas que solicitaram refúgio no país eram mulheres.

A iniciativa é uma parceria da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e da ONU Mulheres.

 

Imagem: Portal ONU Brasil

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos