NOTÍCIAS

Glossário(s) da(s) Diversidade(s)

Androcentrismo, panssexualidade, ataxia e racismo ambiental são alguns dos 127 verbetes e expressões que constam no Glossário da Diversidade, lançado pela Universidade Federal de Santa Catarina e disponibilizado gratuitamente  aqui . O documento foi criado pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidade (Saad) e está dividido em categorias que dizem respeito a questões de gênero, acessibilidade, inclusão digital, sistema de cotas, além de falar sobre indígenas, negros e quilombolas.

A ideia por trás do trabalho é de compartilhar significados de termos que implicam respeito à diversidade e, assim, fomentar a criação de laços de respeito entre as pessoas. Ao utilizar de um termo incorreto em relação ao gênero, deficiência ou determinado programa social, uma pessoa poderá cometer um ato discriminatório. O glossário, nesse contexto, visa a prevenir para que isso não aconteça.
A iniciativa é tão legal e bem-vinda que resolvemos procurar por outras similares e as elencamos logo abaixo.
 – Dicionário de Gêneros 
É um dicionário colaborativo voltado para identidade de gênero. As explicações e vídeos contribuem para a compreensão de nuances presentes nas diferentes terminologias de gênero. O trabalho é do Grupo Cultural AfroReggae.
 – Dicionário Ilustrado Tupi Guarani 
O projeto nasceu como blog para registar as palavras Tupi Guarani e hoje é uma referência para estudiosos e também para manter a língua viva.
 – Glossário de Termos Sobre Diversidade e Inclusão 
Hospedado no site do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, o breve glossário foi organizado por Amanda Azuli.
 – Glossário de Termos para delegados das Nações Unidas (em inglês) 
Os delegados da United Nations Institute For Training and Research (Unitar) devem estar cientes dos termos que compõem as 190 páginas desse documento antes de reuniões e conferências. São mais de 700 expressões e abreviações.
 – Terminologias sobre Diversidade e Justiça Social (em inglês) 
Temos aqui o glossário da Universidade de North Seattle, uma instituição com alicerces de programas multidisciplinares.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos