As cidades de Ipatinga e Itaúna são as próximas a receber as atividades do Observatório da Diversidade Cultural. Neste 2° semestre de 2018, os interessados poderão se inscrever no CURSO DE INICIAÇÃO À GESTÃO CULTURAL; no CURSO DE MAPEAMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL; e nas oficinas: MODOS DE BRINCAR e MODOS DE LEMBRAR.
As inscrições vão até 21 de setembro, à exceção do curso de Iniciação à Gestão Cultural em Ipatinga, cujo prazo encera uma semana antes, em 14 de setembro. Somente serão aceitas as inscrições feitas exclusivamente pelo e-mail, conforme orientações aqui descritas.
As vagas são limitadas e os selecionados serão informados por e-mail até 18 de setembro, para o curso em Ipatinga, e até 1° de outubro para as atividades em Itaúna. Entre os requisitos para a seleção é preciso ter a partir de 16 anos, atuar na área da cultura, ser morador de Itaúna ou Ipatinga e cidades vizinhas, além de ter disponibilidade para participar conforme as datas e período em que os cursos acontecem. Os que completarem as atividades e tiverem frequência nas aulas, de pelo menos 75%, receberão certificados ao final.
Os cursos e oficinas são totalmente gratuitos e contam com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além da parceria do Instituto Cultural Usiminas e do SESI Itaúna.
EM IPATINGA E ITAÚNA
Voltado a gestores e agentes culturais, artistas, educadores e interessados na área, o programa capacita gestores culturais locais proporcionando uma visão ampla para a construção de parcerias e viabilização de propostas. Tem carga horária de 112 horas, indo do dia 21 de setembro a 24 de novembro, em Ipatinga, no Centro Cultural Usiminas; e de 5 de outubro a 8 de dezembro, em Itaúna, no Sesi Itaúna, sempre com aulas às sextas à noite e aos sábados pela manhã e à tarde.
Contempla módulos como Produção Cultural; Alternativas de Financiamento da Cultura; Trabalho Colaborativo, tecnologias e mobilização; Mediação e Públicos de Cultura; e Gestão de Projetos Culturais; em aulas que aliam conhecimentos teóricos e práticos.
EM ITAÚNA
OFICINA MODOS DE BRINCAR
De 4 a 6 de outubro, a oficina apresenta as práticas lúdicas mediadas por brincadeiras e jogos tradicionais como fontes para a compreensão da relação memória, patrimônio imaterial e diversidade cultural, com foco em arte educadores e mediadores de diversas instituições culturais e educacionais. A oficina acontece nos três dias das 9h às 18h, no Sesi Itaúna, tendo 24 horas no total da carga horária.
CURSO DE MAPEAMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL
O curso desenvolve pesquisa e mapeamento da realidade sociocultural local, por meio de exercícios conceituais e práticos e metodologia para sua identificação, registro e promoção. Após a formação e o acompanhamento dos agentes culturais na identificação e reconhecimento da diversidade de expressões culturais da região em que vivem, as informações serão organizadas e disponibilizadas à sociedade em plataforma digital, em estreita articulação com o poder público municipal, de modo que possam impactar positivamente nas políticas públicas locais. A carga horária é de 60 horas divididas pelos dias 15 a 20, 25, 26 e 27 de outubro, 8, 9 e 10 de novembro. Sendo das 18h às 22h30 nos dias úteis e nos sábados de 9h a 17h30, no Sesi Itaúna.
OFICINA MODOS DE LEMBRAR
São 24h de atividades que pretendem despertar sensibilização sobre as formas cotidianas e informais com que as pessoas produzem seus registros informais, expressando os modos de lembrar presentes nas práticas diárias de se organizar agendas, bilhetes, cadernos, recados, coleções pessoais. Acontece de 18 a 20 de outubro, das 9h às 18h, também no Sesi Itaúna.
*Em breve todas as atividades também em Ipatinga.
Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]
Tenho interesse no curso.
Tenho interesse no curso.
Olá, Karina!
Caso queira se inscrever, envie o formulário de inscrição para o e-mail secretaria@observatoriodadiversidade.org.br.