NOTÍCIAS

Mariana de Barros Souza: gestão de projetos culturais

Neste post vamos dar continuidade aos perfis de professores e profissionais dos cursos do Observatório da Diversidade Cultural. Como temos feito, trazemos sempre um pouco sobre o percurso acadêmico e sobre a atuação prática dos perfilados, além de suas opiniões sobre diversidade e produção cultural. Hoje vamos conhecer melhor a administradora Mariana de Barros Souza, responsável pela matéria Gestão de Projetos Culturais. Então se você quer conhecer mais sobre ela e também aprender mais sobre gestão de projetos, não deixe de ler o texto até o fim.

Um trajeto pela administração

Mariana de Barros Souza começou sua jornada acadêmica no curso de bacharel em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), da Universidade de São Paulo (USP). Em seguida, concluiu o mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Administração de Organizações (USP) e, atualmente, é doutoranda pelo mesmo programa.

Ao longo de seu percurso acadêmico, estudou gestão cultural, com foco na área de Políticas Públicas. Têm capítulos de livros e artigos publicados sobre a temática, também com foco no campo interdisciplinar entre saúde e cultura. “Desde que me formei atuo diretamente com a área cultural. Minha carreira acadêmica sempre esteve voltada ao setor e todas as minhas publicações fazem referência à gestão cultural”, conta.

Na esfera prática da gestão cultural, Mariana é sócia-diretora da Goal Projetos, empresa que tem como foco o fomento, com transparência e excelência, de boas práticas em cultura, esporte e saúde que valorizem o desenvolvimento social. Atua também como Coordenadora de Projetos na Associação Pró-Esporte e Cultura, de Ribeirão Preto.

“Tenho uma empresa que presta assessoria a produtores culturais que buscam financiamento público para execução de seus projetos e atuo ativamente na coordenação de uma entidade de terceiro setor que realiza projetos culturais de cunho educativo, com foco nas seguintes manifestações: dança, literatura, graffiti, circo e capoeira. Também ministro aulas e palestras sobre o setor há 3 anos”, relata.

Gestão de Projetos Culturais: como fazer

Mariana utilizará de toda sua experiência para ministrar o módulo de Gestão de Projetos Culturais, que tem como principais objetivos: (i) definir o que é um projeto conceitualmente e sua estrutura; (ii) tratar sobre elaboração, captação de recursos e execução de projetos culturais, (iii) além de apresentar métodos, plataformas e ferramentas que auxiliam o gerenciamento de projetos.

Desafios para gestão cultural nos dias de hoje

Com relação ao trabalho de um gestor cultural, Mariana Barros aponta caminhos para que interessados e profissionais possam estar preparados. Há, segundo a profissional, que estar sempre atento ao momento político pelo qual país passa. “ Entender que o momento do país não é o mais favorável para o campo da cultura – em termos dos rumos que as políticas públicas – é importante. Temos um histórico, relativamente, recente de políticas públicas para este setor em nosso país – e que se mostrou, também, bastante instável, devido às alternâncias de poder”, explica.

Outro desafio encontra-se em relação ao incentivo pecuniário da cultura. Para Mariana, o alicerce principal de financiamento é por meio meios das leis de incentivo, que promovem a isenção fiscais para empresas. Esse modelo fez com que os “empresários estejam demasiadamente acostumados com a isenção total dos valores aportados”, comenta Mariana, “que faz com que não haja uma cultura de mecenato de fato”, conclui.

Um terceiro exemplo apontado pela profissional de gestão cultural diz respeito ao público. “Há de se pensar na questão do público, uma vez que tampouco estão estruturadas políticas de fomento e formação de plateia; há uma massificação de vertentes predominantes e um trajeto preocupante no que diz respeito à valorização da diversidade”, adianta.

Quando e como participar dos cursos do ODC

O ODC procura sempre oferecer cursos e oficinas para formação de artistas, profissionais da área da cultura e pessoas interessadas no desenvolvimento e promoção da diversidade das expressões culturais. Para participar, os interessados devem acompanhar a programação divulgada sempre aqui site e Facebook e fazer sua inscrição.

Não deixe de conferir também o perfil dos outros professores: José JúniorCarla LoboJosé Marcio Barros, Sheila Piancó e Ana Paula do Val.

Agora, se você quer saber mais alguma informação sobre nossos cursos ou deixar sua opinião sobre a trajetória da professora Mariana Barros, deixe um comentário abaixo!

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos