Acontece

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural.

A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores e interessados em geral para o reconhecimento e valorização das expressões culturais locais, além de sua difusão por meio eletrônico (site) e a construção de um banco de informações que possa contribuir com as políticas culturais e urbanísticas municipais.

Período de realização:
28 de fevereiro a 19 de abril de 2024

Horários:
Encontros presenciais às quartas-feiras, de 18h30 às 21h30
Encontros virtuais às quintas-feiras, de 18h30 às 21h30

Carga horária total:
76 horas-aula (sendo 33 h/a de atividades presenciais; 19 h/a de atividades online e 24 h/a de trabalho de campo monitorado).

Local de realização:
SESC Santa Luzia – Rua Ana Batista da Cruz, 3505, Belo Vale – Santa Luzia (MG)

A oficina é totalmente gratuita e para participar basta se inscrever através do formulário:

https://forms.gle/5iU88Qx5MuWiJ2Dq9

Conteúdo:

  • O que é diversidade cultural? Por que mapear a diversidade?
  • Diagnóstico Rápido e Participativo da realidade cultural local
  • Instrumentos e técnicas de pesquisa em mapeamentos
  • O que são mapeamentos culturais e suas metodologias e boas práticas
  • Cartografia
  • Planejamento do trabalho de campo
  • Exercício prático de campo
  • Preparação para lidar com o ambiente virtual
  • Sistematização dos dados gerados

Sobre os ministrantes:

Prof. José Márcio Barros

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980). Atua nas áreas da Gestão Cultural, Políticas Culturais, Diversidade Cultural, Processos de Mediação e Antropologia e Comunicação. Coordena o Observatório da Diversidade Cultural, integra o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – CULT, o Programa Pensar e Agir com a Cultura e participa da Rede de Pesquisadores em Políticas Culturais.

 

 

Richardson Santos de Freitas

Formado em Licenciantura em Desenho pela Escola de Design/UEMG. Especialização em Projetos Editoriais, Impressos e Multimídia/UNA. Graduando em Biblioteconomia na Escola de Ciência da Informação/UFMG. Cartunista, ilustrador e design gráfico com 26 anos de atuação. Fundador da Associação Cultural Nação HQ.

 

 

 

Charles Moraes

Graduado em História e Arquitetura/Urbanismo, atua a mais de 20 anos de experiência na área cultural, tem vasta experiência em gestão cultural e patrimônio cultural. Membro ativo do ICOMOS/BR (UNESCO) e do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro onde coordena os núcleos de MG de ambos. Membro da Guarda de Moçambique de Santo Antônio de Pádua e N.S. do Rosário de Betim. Titular da cadeira de patrimônio material e imaterial do Conselho de Política Cultural do Estado de Minas Gerais.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos