O Observatório da Diversidade Cultural realizou, em 2014, duas edições do curso introdutório Desenvolvimento e Gestão Cultural. Coordenado pelo professor José Márcio Barros, o curso visa capacitar gestores, por meio de abordagens interdisciplinares e articulação entre teorias e práticas. Integrando o programa Pensar e Agir com a Cultura, realizado desde 2003, já formou mais de 2000 profissionais atuantes nos setores público, privado e terceiro setor.
O coordenador do ODC, José Márcio Barros, explica que “a proposta de formação é ir além do pragmatismo de formulários de editais de fomento, oferecendo ao aluno a compreensão da importância do trabalho planejado e inovador com a cultura”.
O curso já foi ofertado em diversas cidades de MInas Gerais e de outros estados como São paulo, Espírito Santo e Mato Grosso.Em 2014, a programação foi realizada em parceria com o Circuito Cultural Praça da Liberdade, nas dependências do Centro de Arte Popular e do Museu Mineiro.
Os seminários de encerramento das duas turmas do curso aconteceram, respectivamente, no Memorial Minas Vale e sede do grupo Espanca!. O primeiro encontro contou com apresentação do sanfoneiro Zé Mineiro, da cidade de São João Del Rey e, em seguida, debate sobre os “Desafios da gestão cultural”, com o gestor do Circuito Cultural Praça da Liberdade, Fabrício Santos, o produtor do Memorial Minas Gerais Vale, Felipe Mariano, e o coordenador do ODC, José Márcio Barros.
No evento de encerramento da turma do segundo semestre, o tema da gestão cultural foi abordado por Gustavo Bones (Espanca!), na sede do grupo teatral que fica na região do Baixo Belô, nas redondezas do viaduto Santa Tereza. Destaque para a história do Espanca!, a relação entre o coletivo e a cidade e os caminhos e desafios da gestão cultural na trajetória do grupo.
Mais informações/inscrições para a turma do primeiro semestre de 2015: observatoriodadiversidade.org.br/pensareagir.
Confira a avaliação dos alunos da turma do1º Semestre – 2014
Alunos da turma do 2º semestre – 2014 falam sobre o curso.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]