O debate sobre produção cultural foi a proposta da professora Luciana Salles, no sábado, dia 20 de junho. A aula abordou questões relacionados ao mercado de produção cultural e as fases de preparação de um evento. Além da apresentação de exemplos de eventos culturais.
Inicialmente, foi feita uma reflexão a respeito de questões que envolvem o mercado de produção cultural contemporâneo. Há um aumento no número de espaços culturais, uma sujeição às leis de incentivo e aos editais privados, contexto em que se faz necessária a capacitação de novos agentes culturais e a formação de um público pagante.
Outro foco discutido se refere à produção cultural, que deve ser impregnada de sentidos. Nesse tópico, foram definidos os papéis do gestor e do produtor cultural e falou-se sobre o legado dos eventos culturais. Também foi tratada a questão das produções locais pois, como disse Luciana, “é importante fomentar a produção do local”. E retomando a questão do público, este, de acordo com a professora, deve ser participativo.
Tendo como tema central os eventos culturais, a gestora cultural apresentou aos alunos as onze etapas de preparação de um evento, que são: da ideia ao projeto; captação e estabelecimento de parcerias; curadoria/escolha da programação; seleção e contratação de fornecedores; pré-produção; comunicação; atingir o público-alvo; realização; avaliação e prestação de contas. Por fim, a gestão administrativo-financeira, que é uma fase que engloba todo o processo de preparo do evento.
Para finalizar, Luciana propôs uma dinâmica em grupo, em que os alunos teriam que planejar um evento cultural, unindo uma exposição de carros de uma empresa a uma festa francesa. Cada grupo discutiu suas ideias, elaborou uma check list, fez a relação dos profissionais necessários para a realização do evento e, por fim, apresentaram o evento idealizado para a turma.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]