No dia 30/08/2023, promovemos mais um ODC Diálogos!
Motivado pelo lançamento da última edição da Revista Boletim do ODC (“Diversidade e Sustentabilidade”), nosso grupo de pesquisa recebeu autores que contribuíram com a publicação.
Se você deseja ver (ou rever) esse encontro, acesse nosso no Youtube: www.youtube.com/observatoriodc.
Sobre os convidados
Sílvia Bahia Mestra em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia (2011). Especialista em Gestão de Cooperativas pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo em parceria com o Sescoop Bahia (2022); em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes; em Psicologia Social de Fundamentação Pichoniana pelo CIEG e em Processo Criativo e Facilitação de Grupos – Abordagem Junguiana, cursos com chancela da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Graduada em Comunicação Social – habilitação Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia (2007).
Filipe Moura é doutorando em Zoologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Ecologia de Biomas Tropicais na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Foi professor substituto na Universidade Federal de Itajubá, campus Itabira. Atua na iniciativa privada em projetos de educação ambiental, inventários e monitoramentos de fauna para diversos empreendimentos, em sua maior parte minerários. Desde 2020, atua como associado do Instituto Bromélia.
Luciana Azevedo é gestora cultural do Instituto Bromélia, artesã e massoterapeuta.
Cauê Maia Poeta, Artista Plástico, Arte-educador, editor. Doutor em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Literatura e Cientista Político pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalha com arte, literatura e educação. É um dos criadores do Coletivo Transverso que, desde 2011, realiza intervenções poéticas no espaço público a partir de diferentes técnicas da arte urbana, como o stencil, lambe-lambe, projeção e performance, entre outras. Em 2018, fundou a editora Coletivo Transverso.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]