IMAGENS DA DIVERSIDADE

As cores do Brasil

Polvo - Adriana Varejão

A artista carioca Adriana Varejão explora temas como a miscigenação e a cor da pele na sua exposição “Polvo”. Um conjunto de tintas a óleo, criado para fidelizar os tons de pele de variadas cores dos brasileiros. A fabricação das tintas Polvo teve inspiração em pesquisa de campo do IBGE – 1976, com a inclusão de pergunta, pelo censo oficial brasileiro, na pesquisa domiciliar: “Qual é a sua cor?”. O resultado apontou para 136 termos diferentes citados entre eles as cores: ‘Fogoió’, ‘Enxofrada’, ‘Café com leite’, ‘Branquinha’, ‘Burro quando foge’, ‘Cor firme’, ‘Morenão’, ‘Encerada’, ‘Queimada de sol’, entre outras.

Polvo - Adriana Varejão

Polvo – Adriana Varejão

A artista selecionou apenas 33 termos, os “mais exóticos, poéticos ou vinculados a uma interpretação especificamente brasileira de cor como suposto social”. E após a seleção, Adriana iniciou o processo de criação das cores. Foi exposta uma caixa com 33 tubos de tinta, cada um com o nome específico fiel à pesquisa de 1976. E ainda série de pinturas, retratos com a imagem da própria artista encomendados de pintores retratistas e que foram resignificados através de pinturas faciais feitas com as tintas Polvo.

O conjunto de tintas destaca que a produção industrial na área fabrica variações de rosas claro, o que se torna desafio para retratar a diversidade dos indivíduos. O contraste entre a similaridade de uma tela reproduzida é percebido, por sua vez, em contraponto à diversidade de cores e expressões artísticas retratadas através das cores de pele do Brasil.

1 - polvo 2 - polvo 3 - polvo 4 - polvo 5 -polvo

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

1 Comentário para “As cores do Brasil”

  1. Avatar Geziel disse:

    Este trabalho permite vários diálogos com a história, a sociologia e a antropologia em relação no estudo da diversidade e da construção da identidade do povo brasileiro.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos