Inscrições abertas para o curso “Artes Indígenas: identidade e memória”.
Estão abertas as inscrições para o curso Artes Indígenas: identidade e memória, que será realizado na Funarte MG, em Belo Horizonte, de 23 a 25 de novembro, das 19h às 22h. O curso é gratuito e será ministrado pela professora e pesquisadora Fabíola Andréa Silva, da Universidade de São Paulo (USP). A atividade faz parte da sétima edição do projeto Arte em Foco 2015, que teve início em agosto e prossegue até dezembro com cursos teóricos e intervenções artísticas. Os interessados devem se inscrever através do e-mailarteemfoco.funarte@gmail.com.
Durante o curso, a professora Fabíola Andréa Silva irá conduzir reflexões a respeito das artes indígenas, ressaltando a sua diversidade de técnicas e significados. Paralelamente, será demonstrada a relação das artes indígenas com os processos de construção das identidades e reelaboração da memória dos povos ameríndios.
A programação conta também com a intervenção Tomar de olhos, do artista Mamutte. Segundo ele, “a performance intermídia incorpora o vocalismo, a plasticidade sonoro-visual e as corporalidades do universo ritualístico ameríndio; ela é desenvolvida em parceria com Mario Geraldo da Fonseca, que traz o conceito da (trans)criação desta mitopoética que quer ‘ingerir’ imagens, sons e gestos a partir dos elementos da expressividade viva na Amazônia brasileira dos sateré-mawé, a partir do ‘Ça’, olho em Tupi, que verte do ‘Çapo’ “, completa.
Sobre a palestrante
Fabíola Andréa Silva é graduada em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), doutorado em Ciências (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente, é professora e pesquisadora no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Arqueologia e Antropologia, com ênfase em Etnoarqueologia e Etnologia Indígena, atuando nos seguintes temas: Cultura Material, Formação do Registro Arqueológico, Curadoria de Coleções Etnográficas, Arqueologia em Terra Indígena. Realiza pesquisa etnográfica e etnoarqueológica com os povos Asurini do Xingu, Kayapóxikrin, Terena e Kayabi.
Serviço
Artes Indígenas: identidade e memória
23 a 25 de novembro
19 às 22h
Funarte MG -Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3213 7112
Inscrições gratuitas: arteemfoco.funarte@gmail.com(nome, telefone e breve currículo)
Fonte: www.funarte.gov.br
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]