A importância do debate e da busca por mecanismos de proteção e promoção da
Diversidade Cultural é crescente nos últimos anos, em todo o mundo. Partindo dessa
constatação, a pesquisa em questão tenta evidenciar alguns pontos relevantes para o
pensamento intelectual, através do debate sobre a conscientização acerca da importância de se ter conteúdos mais plurais dentro da grade de programação da televisão, veículo da mais expressiva influência na denominada comunicação de massa.
Busca-se compreender, através de métodos comparativos entre a programação jornalística da TV Globo e da TV Brasil, como as diferenças culturais são tratadas pela mídia televisiva e de que maneira esta contribui ou não para a difusão e consolidação dos pressupostos da Convenção da UNESCO sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. Os objetos em foco foram os telejornais e programas jornalísticos: Jornal Nacional e Globo Repórter da Rede Globo; e Repórter Brasil e Expedições da TV Brasil.
O estudo realizado analisa o espaço atribuído à diversidade cultural, mais
especificamente a brasileira, além de tentar identificar os critérios de construção e seleção utilizados na produção das notícias. O trabalho vai então mostrar essas correlações, atentando para as diferenças ou similitudes na abordagem do tema Diversidade Cultural em programas de mesmo formato jornalístico, mas situados em concessionárias de TV de modelos distintos: uma privada e outra pública.
Está disponível em nosso canal no YouTube a gravação do Seminário “Avaliação de políticas públicas e a questão da Diversidade”, que aconteceu na última quarta-feira, dia 09/04/2025. Pesquisadores do Observatório da Diversidade Cultural divulgaram os resultados da pesquisa sobre a Diversidade Cultural e a LAB 1 em Minas Gerais. Além de mostrarem os principais resultados […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]