NOTÍCIAS

Programa Pensar e Agir com Cultura proporciona formação de qualidade para diferentes públicos

O Programa de Formação Pensar e Agir com Cultura é uma iniciativa de formação que acontece desde 2003, por meio de cursos em diversas especialidades, tais como gestão e produção cultural; elaboração e gestão de políticas culturais, mapeamentos culturais e memória e patrimônio, atendendo diversos públicos, dentre eles gestores públicos, gestores e produtores culturais, artistas, educadores e jovens e adolescentes envolvidos nas práticas culturais dos seus territórios. As ações formativas são desenvolvidas pelo Observatório da Diversidade Cultural em parceria com outras instituições governamentais e não-governamentais, e já passaram por muitos territórios incluindo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, SERGIPE, Pará, Acre e São Paulo mobilizando agentes e ampliando redes.

Projeto para o ano de 2022

Para 2022, foi planejado o Programa Pensar e Agir com Cultura para o estado de São Paulo, em formato de laboratórios online, que buscará explorar além de conteúdos, as suas aplicações práticas e seus diálogos com os públicos e territórios. Ou seja, a ideia é possibilitar um espaço de trocas mais horizontais e aprofundadas para cada laboratório, tendo como ponto de partida os territórios e contextos do estado de São Paulo. Ao todo serão cinco laboratórios de formação (Memória e Diversidade Cultural, Dispositivos Socioculturais, Gestão Pública da Cultura, Gestão e Produção Cultural e Cultura, Educação e Diversidade Cultural) totalizando 348 horas de carga horária.

Sobre o Programa Pensar e Agir com Cultura em São Paulo

O projeto se destina a realização de ações de formação, pesquisa e produção de conhecimento e as cidades diretamente beneficiadas serão Guarulhos, Taubaté e Cubatão, todas situadas no estado de São Paulo.

O objetivo central do projeto é o oferecimento das atividades de formação na área de cultura, tendo entre seus objetivos capacitar metodologicamente agentes culturais do Estado de São Paulo para lidar criativamente com programas e projetos culturais visando a proteção e promoção da diversidade cultural.

As ações do “Programa Pensar e Agir com Cultura” serão desenvolvidas em parceria com a Goal Projetos e Bordado Sociocultural, com patrocínio da empresa Algar Telecom e apoio das instituições Casa das Mangueiras (Ribeirão Preto – SP) e Pastoral do Menor (Franca – SP), e beneficiará diretamente 480 pessoas, oferecendo capacitação e formação na área artística e cultural. Todas as formações serão gratuitas, certificadas e online.

Mais informações sobre como participar serão divulgadas em breve.

 

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Curso de Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Barreiro

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o curso GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 25 de maio a 13 de julho de 2024 Horário: Aulas aos sábados, de 9 às 14h30 Carga horária total: 36 horas-aula Local: Via […]

Mais cursos