Tecnodiversidade (Yuk Hui)
O livro reúne os principais textos do filósofo da tecnologia, Yuk Hui, uma das figuras mais influentes no debate sobre tecnologia, inteligência artificial e o que ele chama de “cosmotécnicas”, tecnologias desenvolvidas em contextos locais, particulares, que conteriam as saídas para a atual crise ecológica, política e social mundial.
A tecnologia foi sempre pensada como um conhecimento universal, resultado do processo de superação da dependência do homem de seus órgãos. Não há uma única tecnologia, mas sim uma tecnodiversidade – uma multiplicidade de cosmotécnicas que diferem umas das outras em seus valores, epistemologias e formas de existência.
A superação da conjuntura atual, marcada por uma crise ecológica e moral, depende de uma política de decolonização em benefício de uma pluralidade de cosmotécnicas que poderão contribuir para a criação de novos futuros tecnológicos. Eis como a cosmotécnica ganha uma dimensão cosmopolítica.
Para adquirir, acesse: https://www.ubueditora.com.br/tecnodiversidade.html
Cultura e Política no Brasil Atual (Antônio Albino Canelas Rubim e Márcio Tavares, orgs.)
A publicação tem artigos de Carlos Paiva, Céli Regina Jardim Pinto, Christiane Ramírez, Eliane Costa, Gaudêncio Fidelis, Jackson Raymundo, João Guerreiro, João Roberto Peixe, Leandro Colling, Lia Calabre, Marcia Sant’anna, Marcia Tiburi, Márcio Meira, Miguel Jost, Sérgio Mamberti, Tony Teófilo, Valter Pomar e Venício A. de Lima.
Nessa complexa e desafiadora conjuntura, a Secretaria Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores (PT), em parceria com a Fundação Perseu Abramo (FPA), propôs a construção coletiva e a publicação deste livro. A obra busca discutir o contexto político-cultural brasileiro da atualidade a partir de análises realizadas por pesquisadores e ativistas culturais convidados para escrever sobre diversos temas político- -culturais pertinentes à conjuntura. O âmbito de discussão do livro se pautou por um conceito ampliado de cultura, como sempre reiterou o ex-ministro Gilberto Gil. Nessa perspectiva, são tratados inúmeros temas, a exemplo de: guerra cultural, políticas culturais, artes, patrimônio, culturas populares, culturas digitais, ativismos culturais, financiamento à cultura, museus, culturas identitárias (gênero, povos originários, LGBTIQ+) e áreas afins à cultura, como educação e comunicação.
Portanto, o objetivo pretendido pela Secretaria Nacional de Cultura do PT foi elaborar um livro que reunisse significativas reflexões acerca da atualidade brasileira, em especial sobre os enlaces entre cultura e política hoje, e que contribuísse vivamente para a construção de um Brasil mais justo, democrático, soberano, livre e criativo. Acreditamos que o livro deve colaborar na interpretação das dramáticas circunstâncias político-culturais que vivemos e na luta pela superação dos atuais tempos sombrios que se abatem sobre o país nos dias em que vivemos.
Para baixar o livro, acesse: https://fpabramo.org.br/publicacoes/estante/cultura-e-politica-no-brasil/
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]