NOTÍCIAS

Congresso pode derrubar veto à Lei Paulo Gustavo

Reprodução: @leiemergenciacultural

Apesar da aprovação quase unânime do projeto na Câmara e no Senado, na terça-feira (05/04) o presidente da República vetou a Lei Paulo Gustavo, que garante uma política emergencial de apoio ao setor cultural brasileiro, baseada na experiência da Lei Aldir Blanc, através da distribuição de recursos da ordem de R$3,8 bilhões, executados de forma descentralizada através dos estados e municípios, para ações de fomento à cultura em todo o país.

Mas o Congresso Nacional, que tem garantido importantes vitórias do setor cultural nos últimos anos, poderá derrubar o veto.

Entenda como:

Nossa Constituição dá prazo de 30 dias após o veto para que o congresso decida sobre a manutenção ou derrubada do veto. Porém na prática esse prazo depende muito da capacidade de pressão política e mobilização do setor.

A apreciação dos vetos é feita em sessão conjunta do Congresso Nacional, que reúne deputados e senadores numa mesma votação. Para aprovar a derrubada do veto, são necessários 41 votos do senado e 257 da câmara de deputados nesta sessão. Caso o veto seja derrubado o governo tem 48 horas para promulgar a Lei, na íntegra, exatamente como foi aprovada.

Na próxima semana expira o prazo para sanção ou veto, pelo Planalto, da Lei Aldir Blanc 2, também aprovada recentemente pelo Congresso.

O setor cultural brasileiro já conseguiu garantir nos últimos 2 anos a aprovação e a derrubada de vetos de matérias de seu interesse no Congresso Nacional. É hora de pressão e mobilização nacional para a garantia dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura!

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos