NOTÍCIAS

Curso do ODC tem mais de 450 inscritos

Turma é composta por 55 alunos;

Aulas acontecem até junho, no Palácio das Artes

 As inscrições para o Curso Gestão e Desenvolvimento Cultural, oferecido pelo ODC, no Palácio das Artes, foram realizadas no período de 14 a 28 de março. O total de 462 pessoas se inscreveu para participar, o que revela a busca pela capacitação na área e a falta de uma política permanente de formação de gestores. Destas, 125 foram pré-selecionadas e participaram de uma aula presencial, no último dia 9, como parte do processo seletivo, finalizado com o sorteio de 48 nomes para compor a turma de 55 alunos. Além dos selecionados, a turma é composta por dois produtores e cinco funcionários do Palácio das Artes.

Durante a abertura, José Oliveira Júnior, um dos professores e coordenadores do ODC, frisou a necessidade de cada um reconhecer a responsabilidade e o compromisso com a vaga conquistada. “Em Belo Horizonte, a equipe do ODC oferece o curso gratuitamente, pois sabemos da importância das atividades realizadas na capital para todo o Estado. Quem participa deve ter disponibilidade para frequentar todas as aulas, para aprofundar em todos os temas debatidos, além de pensar a cidade de forma ampla e coletiva”, disse.

O curso tem como objetivo a formação de gestores culturais comprometidos com o desenvolvimento humano e voltados para metodologias coletivas e colaborativas, além de domínio tanto de questões técnicas, quanto conceituais e gerenciais da cultura. Há dois semestres, é oferecido em parceria com a Fundação Clóvis Salgado (FCS) sem patrocínio e investimentos financeiros, com base na ação voluntária, respondendo à significativa demanda por parte de interessados de várias áreas, dentre elas, arte, educação, comunicação e administração.

Esta edição será composta por três módulos, somando 48 h/aula, onde serão discutidos temas atuais ligados à política cultural no país, mecanismos de financiamento, gerência de projetos, dentre outros. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, na Sala Juvenal Antunes, no Palácio das Artes, e são ministradas pelos professores José Márcio Barros, José Oliveira Júnior, Priscilla D’Agostini e Sheilla Piancó, da equipe do ODC, além de convidados.

Os participantes do curso integram à Rede da Diversidade Cultural, um ambiente virtual onde o contato entre os alunos favorece a troca de informações e a mobilização em torno de assuntos que envolvam o curso ou a gestão cultural.


Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

2 Comentários para “Curso do ODC tem mais de 450 inscritos”

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos