O 4° Seminário Internacional de Educação do Inhotim tem como foco as transformações de sujeitos e suas relações com o meio em que vivem. Nesse encontro, traremos perspectivas otimistas para pensar o papel da educação na reconfiguração dessas relações.
Partindo dos acervos de arte e botânica do Inhotim – catalisadores de um pensamento transversal e transdisciplinar – o seminário propõe refletirmos sobre a separação entre as dimensões social e ambiental na vida contemporânea. Potencializaremos a sabedoria coletiva nos debates e vivências com convidados do Brasil, Argentina, Austrália, Chile, Colômbia, Índia e Rússia.
Como os processos de aprendizagem podem impulsionar a criatividade e uma postura ativa e crítica dos sujeitos em comunidade? Apresentaremos experiências de mobilização por meio da arte e de metodologias colaborativas. Os palestrantes irão compartilhar casos de transformação de sonhos individuais em ações coletivas, em prol da diversidade cultural e biológica. Mais do que especialistas, são idealizadores que nos inspiram a criar alternativas para construirmos um mundo mais plural, colaborativo e sensível.
O seminário contaria com a presença de grandes estudiosos, pesquisadores e artistas. Entre eles, está Brigitte Baptiste, pesquisadora colombiana que investiga o paradoxo entre a subjetividade e a pretenção da objetividade científica. Ela é a responsável pela palestra inaugural que acontece no dia 13 de setembro.
No mesmo dia, a artista australiana Janet Laurence e o argentino Agustín Rodríguez falam sobre como a arte pode questionar a relação entre sujeito e ambiente. Além deles, uma gama de profissionais fazem parte das palestras que compõem o seminário. Confira a programação completa aqui.
4º Seminário Internacional de Educação do Inhotim
Data: 13 a 15 de sembro
Local: Instituto Inhotim / Brumadinho/MG >> veja aqui como chegar!
Programação: veja a programação completa aqui.
Ingressos: R$22 meia-entrada e R$44 inteira por dia. As vendas online já foram encerradas, você pode adquirir o ingresso na portaria doe vento.
Transporte: Haverá ônibus gratuito para participantes do Seminário, saindo de Belo Horizonte. Vagas limitadas a 80 participantes por dia, envie um e-mail para onibus.seminario@inhotim.org.br para saber mais.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]