NOTÍCIAS

Coalizão para a Diversidade das Expressões Culturais

Reprodução: CDCE – Coalition for the Diversity of Cultural Expressions

A Coalizão para a Diversidade das Expressões Culturais (CDCE), que representa mais de 350.000 criadores e quase 3.000 instituições culturais no Canadá, saúda a publicação da primeira decisão da Comissão Canadense de Rádio-televisão e Telecomunicações (CRTC) para implementar o Streaming Online, Lei que foi promulgada em abril de 2023. Com este grande passo na regulamentação das plataformas online, o CRTC exige que as empresas de streaming online contribuam com 5% das suas receitas para o financiamento de música e conteúdos audiovisuais canadenses e indígenas, e de notícias locais independentes. A curto prazo, esta decisão irá injetar mais de 200 milhões de dólares por ano no sistema cultural canadense: um impulso muito aguardado.

“As últimas duas décadas de regulamentação laisser-faire terminaram verdadeiramente: tal como a União Europeia antes de nós, o Canadá teve a coragem de modernizar a sua Lei de Radiodifusão, dando ao CRTC a responsabilidade de implementar regulamentos concebidos para proteger a nossa soberania cultural. A publicação desta primeira decisão é um grande dia para as nossas indústrias culturais”, declarou o co-presidente do CDCE, Bill Skolnik.

“Esta primeira decisão do CRTC terá efeitos concretos e de curto prazo para os nossos criadores e empresas culturais: finalmente! A obrigação de as plataformas online contribuírem para o financiamento da música, filmes e programas canadenses e aborígenes é um excelente primeiro passo, e aguardamos com expectativa os próximos passos na implementação da Lei, incluindo medidas para garantir a promoção do conteúdo cultural canadense”, disse Marie-Julie Desrochers, Diretora Executiva da Coalizão para a Diversidade das Expressões Culturais.

A decisão ampliada da CRTC inclui vários elementos que serão analisados ​​posteriormente pela Coalizão e pelos seus membros. A comunidade cultural, que tem sido mobilizada durante vários anos em torno da modernização da Lei da Radiodifusão, continuará a acompanhar de perto o trabalho do CRTC para garantir que os regulamentos protejam adequadamente a soberania cultural canadense e beneficiem a diversidade da expressão cultural.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos