NOTÍCIAS

CELLOS-MG publica edital do Projeto Protagonismo LGBTI para qualificar militantes na comunidade

Para fortalecer ações de movimentos sociais LGBTI em Minas Gerais, o projeto visa qualificar os membros da comunidade para ações de advocacy e controle social de políticas públicas.

No ano que discussões sobre políticas públicas para a comunidade LGBTI estão mais evidentes, é de extrema importância a qualificação de militantes para a defesa dos direitos conquistados. Por conta disso, o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG) divulgou nesta sexta-feira (18/01)  o edital do Projeto Protagonismo LGBTI .

Até o dia 31 de janeiro, a ONG estará em busca de representantes de todas as regiões de Minas Gerais para trabalhar a formação de novas lideranças, com metodologias especializadas em advocacy. O termo se refere a uma prática política feita por uma pessoa, organização ou grupo de pressão em instituições do sistema político, com a finalidade influenciar a formulação de políticas e a alocação de recursos públicos para determinada demanda, no caso, que se refere à população LGBTI.

Como funcionará?

Após a seleção dos participantes do Projeto Protagonismo LGBTI, serão aplicados seminários divididos em duas etapas. A primeira será para a formação e a segunda para avaliação das ações desenvolvidas. Todos os processos formativos serão desenvolvidos em Belo Horizonte e o CELLOS-MG arcará com deslocamento, estadia e alimentação dos participantes durante o período. Serão 40 vagas, sendo 50% destinadas para pessoas travestis e transsexuais.

Para Bruno Alves, diretor do CELLOS-MG e coordenador do Projeto, essa ação terá ainda mais importância neste ano. “A formação dos militantes vem no mesmo momento que precisamos nos fortalecer como comunidade para nos protegermos das ameaças do Poder Executivo e de setores reacionários da nossa sociedade”, comentou. A expectativa dele é que o público LGBTI encontre pontos de apoio depois dos processos formativos.

O projeto tem a perspectiva de fortalecer a ação do movimentos, já que o Estado de Minas Gerais tem um vasto território e, por consequência, uma enorme variedade de realidades para o público LGBTI. Todas elas serão consideradas para que haja maior integração nas ações.

Financiado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE), o Projeto Protagonismo LGBTI faz parte de uma plataforma do CELLOS-MG para investimento da formação da militância em vários aspectos.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos