NOTÍCIAS

Cidadania 2.0 – Sustentabilidade, Juventude e Terceiro Setor

odc_2016_09_21_1_cidadania-2-0-sustentabilidade-juventude-e-terceiro-setor

 

Seminário acontece entre os dias 21 e 24 de setembro, na ONG Contato, em Belo Horizonte

 

O projeto Cidadania 2.0 – Seminário de Sustentabilidade, Juventude e Terceiro Setor em Minas Gerais, é uma iniciativa da ONG Contato, com patrocínio da Fundação Banco do Brasil e o Governo de Minas Gerais, e que se destina a realização de um evento dedicado a reflexão e contribuições de entidades e redes de movimentos sociais para o aprimoramento de práticas e políticas públicas visando o desenvolvimento de projetos voltados para a juventude de periferia, o aprimoramento do marco regulatório do terceiro setor em Minas Gerais e articulação de investidores nacionais para este segmento.

 

O seminário contará com a presença de intelectuais, ativistas, representantes de instituições não governamentais, governos e empresas com o objetivo de contribuir para as reflexões sore o papel do Terceiro Setor no desenvolvimento social utilizando a cultura como elemento de diálogo com a juventude.

 

O evento é gratuito e aberto ao público. Confira a programação abaixo:

 

PROGRAMAÇÃO CIDADANIA 2.0 – MG

 

1º Dia – 21 de Setembro de 2016 – quarta-feira.

19:00 às 20:00 Horas

Abertura Oficial – Presença de Autoridades, Representante das Redes, Parceiros e Público Interessado.

20:00h às 22:00 Horas

A COMUNICAÇÃO COMO AMBIENTE DE COOPERAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL – Busca-se neste encontro refletir sobre elementos da comunicação social na construção de identidade entre redes de movimentos sociais e na construção de um discurso de inclusão social para as novas gerações.

Debatedores: João Paulo Cunha (Jornalista e Presidente do BDMG Cultural) e Maria Rita Kehl (Psicanalista).

2º Dia – 22 de Setembro de 2016 – quinta-feira.

09:00 às 12:00 Horas

INVESTIDORES SOCIAIS – NOVAS FORMAS DE FOMENTO E SUSTENTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR– neste debate se propõe reunir diferentes fomentadores e investidores sociais para promover o intercâmbio de experiências e políticas de investimento compartilhadas.

Debatedores: Bruna Cerqueira (ICLEI), Isabel Aché (Fundação Vale), Adriana do Carmo (Fundação AcerlorMittal) e Representante da Fundação Banco do Brasil.

14:00 às 18:00h

OFICINA

PRODUÇÃO E GESTÃO EM COLETIVOS E ORGANIZAÇÕES SOCIOCULTURAIS

Educador: Rômulo Avelar.

Ementa: Os papéis dos produtores e gestores nos coletivos e organizações socioculturais; o trabalho coletivo e a montagem de equipes transdisciplinares; as relações com os artistas, com os patrocinadores e com o público; novas formas de co-criação e financiamento coletivo; a aplicação de ferramentas da administração ao universo cultural.

20:00 às 22:00 Horas

JUVENTUDE E PERIFERIA – NOVAS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NA CONTEMPORANEIDADE – busca-se neste encontro refletir sobre as novas formas de atuação da juventude na construção de políticas públicas e ativismo em rede.

Debatedores: Flávio Renegado ONG Arebeldia e Eliane Costa (Consultora de Cultura).

 

3º Dia – 23 de Setembro de 2016 – sexta-feira.

09:00 às 12:00 Horas

AMBIENTE REGULATÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL EM MG – Apresentação das principais diretrizes e desafios do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil no Brasil e gerar debate sobre formas de aprimoramento do marco regulatório do terceiro setor em Minas Gerais.

Debatedores: Mauri Cruz (ABONG – Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais) e Marco Leite (Sub-secretario de Assuntos Municipais da Secretaria de Governo de MG).

14:00 às 18:00h

OFICINA

PRODUÇÃO E GESTÃO EM COLETIVOS E ORGANIZAÇÕES SOCIOCULTURAIS

Educador: Rômulo Avelar.

Ementa: Os papéis dos produtores e gestores nos coletivos e organizações socioculturais; o trabalho coletivo e a montagem de equipes transdisciplinares; as relações com os artistas, com os patrocinadores e com o público; novas formas de co-criação e financiamento coletivo; a aplicação de ferramentas da administração ao universo cultural.

20:00 às 22:00 Horas

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E MEIO AMBIENTE – “UM DIÁLOGO NECESSÁRIO” – A proposta é apontar conexões entre as dinâmicas culturais em diálogo com a agenda da sustentabilidade e do meio ambiente.

Debatedores: Ricardo Abramovay (Economista) e Armando Almeida (Ex- Presidente da ONG Onda Azul)

 

4º Dia 24 de Setembro de 2016 – sábado.

14:00 às 18:00 Horas

  • Encontro de Entidades e sistematização das propostas, soluções e fortalecimento da conexão entre as redes, parceiros e investidores;
  • Definir sobre formas de comunicação entre os representantes das redes e proposição de próximos encontros e novas parcerias;
  • Avaliação do Evento.
  • Festa de Encerramento.

 

A ONG Contato está localizada na Rua Pouso Alto, nº. 175, Serra, Belo Horizonte /MG).

 

Fonte: Ongcontato.org

Imagem: Ongcontato.org

 

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos