Observatório chega a Belém, Tocantins e amplia os trabalhos no interior de Minas Gerais
O ODC firmou uma parceria com o grupo Armatrux e está ampliando seus horizontes de atuação, realizando atividades de formação na área da cultura em locais muito além do centro de Minas Gerais. Belém (PA), Araguaína (TO) e Extrema (MG), na fronteira com São Paulo.
Durante as atividades, os professores José de Oliveira Júnior e Priscilla D’Agostini abordam conteúdos de iniciação para quem pretende estruturar melhor sua ação na área da Arte e da Cultura, unindo aspectos teóricos e práticos e orientando caminhos para aprofundar cada assunto.
Dois módulos compõem as Jornadas: I – Conceitual, que inclui os tópicos Ação cultural e cidade; e Produção Artística e Gerenciamento de Carreira. O Módulo II é Prático, incluindo Produção Executiva; Planejamento Financeiro; Projetos Culturais; Inscrição em Editais, entre outros.
Para José de Oliveira Júnior, professor e coordenador de projetos e articulação do ODC, um dos principais objetivos desta atividade é constituir-se como uma ação formativa de iniciação para identificar melhor o potencial de cada cidade, visando compreendermos o que é o perfil de cada lugar e qual das outras ações formativas do ODC podem ser levadas posteriormente.
Além disso, a variedade dos perfis dos alunos que compõem as turmas permite as várias possibilidades de se trabalhar na área cultural e artística, e, principalmente, a versatilidade que a atuação cultural garante, particularmente, no quesito intertesorialidade.
“Podemos ter, na sala, tanto adolescentes quanto adultos ou idosos; tanto artistas profissionais quanto amadores ou somente simpatizantes. Por isto o formato e abordagem escolhidos que mesclam aula expositiva com trabalhos de conhecimento da cidade, vídeos, conversas e exemplos do cotidiano em cada tema”, explica Júnior.
Com 20 anos de atividades contínuas, o grupo Armatrux tem experiência não só de execução de trabalhos artísticos, mas na articulação de parcerias e realização de projetos e programas.
Agenda
Extrema (MG) – 9 a 13 de agosto
Belém (PA) – 23 a 27 de agosto.
Araguaina (TO) – de 30 de agosto a 3 de setembro;
Para esta realização, o ODC e o grupo Armatrux recebem patrocínio da Bragantina, CELTINS (Rede de Companhia Elétrica do Tocantins) e CELPA (Rede de Energia Elétrica do Pará).
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]