Aproximadamente 60 propostas serão examinadas para inclusão na Lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade, durante a 7ª sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. A sessão, que se iniciou nesta segunda, dia 3, acontecerá até 7 de dezembro, na sede da UNESCO em Paris.
Entre os inscritos para avaliação de Patrimônio Imaterial está o “Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife”, que já possui o título de Patrimônio Cultural do Brasil concedido em 2008.
O Comitê também decidirá sobre os pedidos de inclusão à lista de “Patrimônio Cultural Imaterial em Necessidade de Salvaguarda Urgente” para proteção de expressões culturais ameaçadas e garantir seu futuro; os registros de “Melhores Práticas de Salvaguarda”; e os pedidos de “Assistência Internacional” para projetos de salvaguarda ou inventários.
Patrimônio Cultural Imaterial
O patrimônio cultural imaterial abrange práticas e expresses vivas passadas de uma geração à outra. Inclui tradições orais, artes performáticas, práticas sociais, eventos celebratórios, sabedorias e práticas relacionadas à natureza e ao universo, assim como os saberes e habilidades de trabalhos artesanais tradicionais.
Somente os países que ratificaram a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial podem apresentar elementos para inscrição nas listas de Patrimônio Imaterial. Até hoje, 146 países ratificaram a Convenção, que foi adotada na Conferência Geral da UNESCO de 2003.
O Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial conta com 24 representantes de Estados-parte da Convenção, eleitos para mandatos de quatro anos. A metade do Comitê é substituída a cada dois anos.
Fonte: http://www.unesco.org/
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]