Evento discute reflexo social das atividades e aparelhos culturais
Nos próximos dias 22 e 23 de novembro, o Sesc Belenzinho (SP) realizará o Seminário Internacional “Cultura e Transformação Urbana”. O ciclo de palestras contará com a participação de gestores de instituições culturais para debater as relações entre projetos culturais e as transformações sociais, econômicas e urbanas.
Nas últimas três décadas, muitas cidades passaram a viver processos radicais de desindustrialização e esgotamento dos antigos centros comerciais. Em razão dessa metamorfose, gestores públicos e privados foram estimulados a investir na cultura a fim de valorizar e dinamizar essas áreas.
O objetivo do evento é justamente debater esse fenômeno, com ênfase em planejamento, gestão, estabelecimento de parcerias e participação comunitária. Estas questões serão discutidas em quatro mesas de debates. São casos referenciais selecionados para o evento: Rede de Bibliotecas de Medellín (Colômbia), l’Île de Nantes (França), Tate Modern Gallery (Londres), Museu Guggenheim (Espanha), TOHU (Montreal, Canadá) e SESC SP, Festivais de Edimburgo (Escócia) e FLIP (Paraty).
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]