NOT脥CIAS

Dia dos Professores nas palavras do patrono da educa莽茫o: Paulo Freire

Em tempos em que a verdade 茅 commodity disputada por meio de discursos de 贸dio e narrativas inventadas, celebramos o Dia do Professores com cita莽玫es do Paulo Freire, refer锚ncia mundial sobre educa莽茫o, que abordam a import芒ncia da conscientiza莽茫o sobre a realidade.

Foto: Creative Commons CC

鈥淎 conscientiza莽茫o 茅, […] um teste de realidade. Quanto mais conscientiza莽茫o, mais se 鈥渄es-vela鈥 a realidade, mais se penetra na ess锚ncia fenom锚nica do objeto, frente ao qual nos encontramos para analis谩-lo. Por esta mesma raz茫o, a conscientiza莽茫o n茫o consiste em 鈥渆star frente 脿 realidade鈥 assumindo uma posi莽茫o falsamente intelectual. A conscientiza莽茫o n茫o pode existir fora da 鈥減r谩xis鈥, ou melhor, sem o ato a莽茫o-reflex茫o. Esta unidade dial茅tica constitui, de maneira permanente, o modo se ser ou de transformar o mundo que caracteriza os homens”

“Num primeiro momento a realidade n茫o se d谩 aos homens como objeto cognosc铆vel por sua consci锚ncia cr铆tica. Noutros termos, na aproxima莽茫o espont芒nea que o homem faz do mundo, a posi莽茫o normal fundamental n茫o 茅 uma posi莽茫o cr铆tica, mas uma posi莽茫o ing锚nua. A este n铆vel espont芒neo, o homem ao aproximar-se da realidade faz simplesmente a experi锚ncia da realidade na qual ele est谩 e procura.”

“A conscientiza莽茫o implica, pois, que ultrapassemos a esfera espont芒nea de apreens茫o da realidade, para chegarmos a uma esfera cr铆tica na qual a realidade se d谩 como objeto cognosc铆vel e na qual o homem assume uma posi莽茫o epistemol贸gica.”

“Para mim o ut贸pico n茫o 茅 o irrealiz谩vel, a utopia n茫o 茅 o idealismo, 茅 a dialetiza莽茫o dos atos de denunciar e anunciar, o ato de denunciar a estrutura desumanizante e de anunciar a estrutura humanizante.聽 Por esta raz茫o, a utopia 茅 tamb茅m um compromisso hist贸rico […] somente podem ser prof茅ticos os que anunciam e denunciam, comprometidos permanentemente num processo radical de transforma莽茫o do mundo, para que os homens possam ser mais. Os homens reacion谩rios, os homens opressores n茫o podem ser ut贸picos. N茫o podem ser prof茅ticos e, portanto, n茫o podem ter esperan莽a.”

Nossa gratid茫o a todos os professores e respons谩veis pela educa莽茫o de maneira geral neste 15 de outubro.

Trechos extra铆dos de: FREIRE, Paulo. Conscientiza莽茫o: teoria e pr谩tica da liberta莽茫o: uma introdu莽茫o ao pensamento de Paulo Freire. S茫o Paulo: Cortez, 1980.

 

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