O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal da Bahia (DCE-UFBA) vai lançar no dia 22 de outubro, às 14h, no Teatro Martim Gonçalves, na Escola de Teatro da UFBA, o Fórum Acadêmico de Cultura e Arte (FACA). Filiado ao DCE-UFBA, à União dos Estudantes da Bahia (UEB) e à União Nacional dos Estudantes (UNE), o FACA tem a intenção em se conformar como espaço de formação, discussão e construção político-cultural de estudantes, entidades de base, grupos de pesquisa, coletivos, grupos artísticos e/ou culturais e artistas independentes.
Depois de duas reuniões preparatórias, que ocorreram na Escola de Dança da UFBA, no dia 20 de outubro, alguns membros do Fórum irão à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT) participar de uma visita técnica com o intuito de conhecer os espaços da Secretaria, e logo após participarão de um café da manhã para discutir objetivos e tirar dúvidas sobre o funcionamento da estrutura institucional da Cultura no Estado.
Já o lançamento contará com a presença de Paulo Miguez (vice-reitor da UFBA), Albino Rubim (CULT-UFBA), Fernando Guerreiro (Fundação Gregório de Matos), Sandro Magalhães (SECULT-BA), Juana Nunes (MinC) e Márcio Ângelo (Conselho Estadual de Cultura), que participarão de uma mesa sobre formação em políticas culturais e abrirão as atividades do Fórum, discutindo os temas em destaque no debate político-cultural de hoje. Além da mesa, o lançamento contará com sessões de sorteios, onde os participantes ganharão livros e turbantes.
O pré-credenciamento, que servirá de etapa para sistematizar entidades de base, representativas, grupos artísticos e/ou culturais, grupos de pesquisa e coletivos, que estejam aptos a indicarem coordenadores do fórum já está aberto. Ele pode ser acessado no link http://tinyurl.com/precredenciamentofaca.
Para mais informações, existe um evento no Facebook que pode ser acessado no link http://tinyurl.com/FACAfb.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]