NOTÍCIAS

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

Iniciativas combatem o racismo e promovem a valorização da cultura negra no Brasil

O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial é celebrado anualmente em 21 de março. Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1966, em memória ao Massacre de Sharpeville, ocorrido em 1960 na África do Sul. Naquele dia, aproximadamente 20 mil pessoas protestavam, pacificamente, contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar documentos especificando os locais onde podiam circular. A manifestação foi brutalmente reprimida pela polícia do regime do apartheid, resultando em 69 mortes.

A criação desta data tem como objetivo mobilizar a sociedade civil na luta contra o racismo. Para celebrar a data indicamos  alguns exemplos de projetos que tem como objetivo desenvolver ações educativas para contribuir para o enfrentamento da discriminação racial

PEA – Projeto de Educação Antirracista

Após perceber que o racismo e o antirracismo eram temas pouco discutidos no cotidiano escolar, a estudante Laila Bernardi, em sua iniciação científica, criou o Projeto de Educação Antirracista (PEA), no Colégio Marista Assunção, em Porto Alegre. O projeto promove um clube de leitura mensal, com obras de autores negros, além de debates, palestras e o Dicionário Antirracista, um conjunto de publicações no Instagram da escola com palavras e expressões ligadas à história africana e sua influência na cultura brasileira. Clique aqui para saber mais.

Negritude em Versos e Imagens

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Campos do Cristal, em Porto Alegre, o professor Lucas Ferreira desenvolveu o projeto “Negritude em Versos e Imagens”. A iniciativa busca representar a identidade do povo negro, suas lutas e contribuições culturais por meio de poemas e fotografias. O projeto foi finalista no Prêmio Professor Porvir, que reconhece práticas pedagógicas criativas e originais implementadas em escolas de educação básica brasileiras. Clique aqui para saber mais.

GINGA – Construindo a Educação Antirracista em Minas Gerais

O projeto “GINGA” é uma campanha educacional focada na mobilização e reflexão de práticas sociais de combate ao racismo e fomento à cultura antirracista no contexto escolar. A iniciativa visa elaborar novos parâmetros analíticos para as avaliações institucionais, considerando habilidades e competências étnicas e raciais, e contribuir para a construção de metas que revertam a atual disparidade entre negros e brancos. Com duração de 18 meses, o projeto impacta diretamente as 47 Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais, alcançando mais de 1,7 milhão de alunos em cerca de 3,4 mil unidades escolares. Clique aqui para saber mais.

Criando espaços de aprendizado que reconhecem e respeitam a diversidade, essas iniciativas ajudam a desconstruir preconceitos. Esses projetos demonstram que a educação pode ser uma ferramenta poderosa na luta contra a discriminação racial, promovendo a valorização da cultura negra, iniciativas como essas abrem caminhos para um futuro mais igualitário, tornam a igualdade social algo concreto e possível, indo além do discurso e se transformando em ações reais.

 

Referências

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). International Day for the Elimination of Racial Discrimination. Disponível em: https://www.un.org/en/observances/end-racism-day

BRASIL. Fundação Cultural Palmares. O massacre de Sharpeville e o Dia Internacional contra a Discriminação Racial. Disponível em: https://www.gov.br/palmares/pt-br/assuntos/noticias/o-massacre-de-sharpeville-e-o-dia-internacional-contra-a-discriminacao-racial.   

SINEPE-RS. Escolas desenvolvem projetos antirracistas e valorizam a cultura africana. Disponível em: https://sinepe-rs.org.br/educacaoempauta/pedagogico/escolas-desenvolvem-projetos-antirracistas-e-valorizam-a-cultura-africana

ATEMPA. Projeto “Negritude em Versos e Imagens” da EMEF Campos do Cristal é finalista em prêmio nacional da educação. Disponível em: https://atempa.org.br/projeto-negritude-em-versos-e-imagens-da-emef-campos-do-cristal-e-finalista-em-premio-nacional-da-educacao/.   

SEMENTE MG. GINGA: construindo a educação antirracista em Minas Gerais. Disponível em: https://sementemg.org/ginga-construindo-a-educacao-antirracista-em-minas-gerais.  

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Seminário “Avaliação de políticas públicas e a questão da Diversidade”

Está disponível em nosso canal no YouTube a gravação do Seminário “Avaliação de políticas públicas e a questão da Diversidade”, que aconteceu na última quarta-feira, dia 09/04/2025. Pesquisadores do Observatório da Diversidade Cultural divulgaram os resultados da pesquisa sobre a Diversidade Cultural e a LAB 1 em Minas Gerais. Além de mostrarem os principais resultados […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos