Reunião Regional dos Ministros da Educação, organizada pela UNESCO e pelo Ministério da Educação e Esportes da Argentina, define visão e discute estratégias políticas para alcançar os objetivos educacionais da região rumo 2030.
América Latina e Caribe comprometem-se no preparo de assumir desafios a fim de construírem sociedades avançadas e educadas, aproveitando sua capacidade intelectual e oportunidades fiscais. A reunião “E2030: Educação e Habilidades do Século XXI” foi realizada nos dias 24 e 25 de janeiro de 2017, em Buenos Aires, Argentina, e planejou a Agenda 2030.
Foram reunidos, no Palácio San Martín, sede do Ministério de Relações Internacionais da Argentina, ministros representantes de organizações regionais e internacionais e sociedade civil. Foi a primeira reunião regional de acompanhamento da Agenda de Educação 2030, com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4, que busca “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.
O objetivo desse encontro é transformar compromisso em ação. Junto a mecanismos de coordenação e instrumentos de monitoramento, áreas de trabalho e informações compartilhadas são trocados. A visão regional compartilhada na Educação 2030 é utilizada para desenvolver estratégias e programas de nível nacional e regional em uma declaração conjuntada intitulada “Declaração de Buenos Aires”.
Consolidando esse avanço
De 2000 a 2015, houve significativo progresso na educação da América Latina e Caribe. As taxas de alfabetização aumentaram, assim como o acesso à educação primária e secundária. Houve também uma melhora geral dos resultados de aprendizagem e expansão da cobertura de educação superior.
O avanço de reformas educacionais realizadas por diversos países deve ser consolidado. Segundo a UNESCO, é necessário proteger os benefícios educacionais, lançando as bases de expansão e desenvolvimento conforme os objetivos da Educação 2030. Uma das preocupações ainda existentes é acelerar o acesso universal à educação básica para que se alcance a educação secundária. Outro desafio é melhorar a qualidade educacional para que estudantes estejam bem preparados para o mercado de trabalho e para o mundo dominado pela informação e tecnologia.
O encontro em Buenos Aires representa um importante primeiro passo na direção do desenvolvimento educacional. É a primeira reunião desde a adoção da Agenda de Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, proporcionando um diálogo entre responsáveis e interessados na educação da América Latina e Caribe.
Imagem: Flickr – Unesco – Santiago
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