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Fazer da cultura e da equidade uma pol铆tica de Estado – entrevista com a Senadora Teresa Leit茫o

Por Jos茅 M谩rcio Barros

 

Teresa Leit茫o 茅 Senadora eleita pelo PT de Pernambuco, presidenta da Comiss茫o de Educa莽茫o e Cultura, vice-l铆der do PT no Senado, 鈥嬧媣ice-presidenta do Senado da Frente Parlamentar Mista da Primeira Inf芒ncia (FPPI) e primeira vice-l铆der da Bancada Feminina no Senado.聽脡 graduada em Pedagogia com especializa莽茫o em Forma莽茫o para o Magist茅rio e professora aposentada da Educa莽茫o B谩sica.聽Foi deputada estadual por cinco mandatos. Atuou como dirigente sindical da educa莽茫o (Sintepe e CNTE) e conselheira estadual de Educa莽茫o e presidente do PT de Pernambuco.聽 脡 membro do Diret贸rio Nacional do PT e coordenadora nacional do Setorial de Educa莽茫o (Caed).

Observat贸rio da Diversidade Cultura (ODC) – A Sra. 茅 a primeira mulher eleita como Senadora pelo estado de Pernambuco. Apesar das mulheres representarem cerca de 51% da popula莽茫o brasileira, no Congresso nacional temos apenas 10% de parlamentares mulheres. Como a Sra. avalia essa quest茫o e o que deve ser feito para alterar essa realidade da sub-representa莽茫o?

Estamos em um momento muito importante de discuss茫o do novo C贸digo Eleitoral. Queremos que o texto avance e n茫o traga nenhum retrocesso para as mulheres. Temos uma bancada feminina no Senado que, apesar de suas diverg锚ncias pol铆ticas e partid谩rias, caminha com coes茫o nessa agenda e tem se posicionado.

Por ocasi茫o da posse da presidenta Claudia Sheinbaum, do M茅xico, em que pude participar ao lado do presidente Lula, tive a oportunidade de discutir com parlamentares sobre os avan莽os na igualdade de g锚nero na pol铆tica mexicana.

Desde 2014, uma reforma no pa铆s 鈥 conhecida como Lei de Paridade de G锚nero 鈥 passou a exigir que todos os partidos pol铆ticos mexicanos destinassem 50% de suas candidaturas a mulheres para todos os cargos legislativos. Em 2019, a paridade foi estendida aos Poderes Executivo e Judici谩rio, para os tr锚s n铆veis do Poder Executivo e para organismos p煤blicos aut么nomos, como o Banco do M茅xico.

Precisamos que esse seja o nosso horizonte. N贸s ainda padecemos com os 30% apenas na composi莽茫o da chapa, que n茫o se traduzem em elei莽玫es efetivas.

Observat贸rio da Diversidade Cultura (ODC) – Em sua opini茫o, quais s茫o, na atualidade, as pautas priorit谩rias do campo da cultura no legislativo federal?

A grande expectativa 茅 pelo Plano Nacional de Cultura (PNC), que a partir dos debates da Confer锚ncia Nacional de Cultura, tem 13 objetivos e 18 diretrizes organizadas dentro de oito eixos tem谩ticos. A proposta deve ser enviada ao Congresso Nacional, contendo princ铆pios, diretrizes e objetivos para o fortalecimento das pol铆ticas culturais no pa铆s.

Observat贸rio da Diversidade Cultura (ODC) – Estamos em pleno processo de constru莽茫o do Plano Nacional de Cultura e do Plano Nacional de Educa莽茫o. A constru莽茫o dos dois planos n茫o deveria ser mais articulada? Como a Sra. pensa a rela莽茫o entre ambos?

A constru莽茫o dos dois planos tem sido articulada com toda a sociedade, visto que foram objeto fundamental e priorit谩rio na Confer锚ncia Nacional de Educa莽茫o (Conae) e na Confer锚ncia Nacional de Cultura (CNC), que s茫o espa莽os determinantes para o debate e a proposi莽茫o dessas pol铆ticas. Mas 茅 importante destacar que esse 茅 um passo. O Legislativo tem o papel de continuar a fomentar e aprofundar essa discuss茫o. Sem d煤vida, juntas, as duas pol铆ticas s茫o uma tarefa central para 2025.

O Plano Nacional de Educa莽茫o (PNE) tem sido constantemente debatido na Comiss茫o de Educa莽茫o e Cultura do Senado, que conta com a minha presid锚ncia. N贸s aprovamos um ciclo doze de debates, organizado por segmentos da sociedade, que est谩 em andamento. O projeto de lei do novo Plano Nacional de Educa莽茫o (PL 2.614/2024), previsto para durar at茅 2034, foi apresentado pelo governo federal em julho. Atualmente o texto est谩 em tramita莽茫o na C芒mara dos Deputados, e depois seguir谩 para an谩lise no Senado.

Ou seja, nossa inten莽茫o 茅 prepararmos com anteced锚ncia toda a discuss茫o para o momento em que o PNE chegar no Senado. Al茅m disso, 茅 preciso destacar que a C芒mara criou uma comiss茫o especial para debater o PNE. E, junto com a Frente Parlamentar Mista da Educa莽茫o, decidimos, de forma colegiada, que faremos audi锚ncias p煤blicas nos estados.

O Plano Nacional de Cultura (PNC) est谩 mais defasado. A lei mais recente com esse plano 茅 de 2010 e deixou de vigorar no final do ano passado, ap贸s ter sido prorrogada por dois anos em 2022. Aguardamos a apresenta莽茫o de uma nova proposta ao Congresso Nacional para que possamos seguir com a articula莽茫o.

Observat贸rio da Diversidade Cultura (ODC) – Quais caminhos t锚m sido debatidos no Senado para garantir que as pol铆ticas culturais sejam, de fato, descentralizadas e cheguem aos territ贸rios rurais, ind铆genas e perif茅ricos, e n茫o se concentrem apenas nos grandes centros urbanos?

Essa 茅 sempre uma preocupa莽茫o. Precisamos que as pol铆ticas culturais tenham for莽a para al茅m do eixo Rio-S茫o Paulo e possam ser vivenciadas nos mais distintos territ贸rios do nosso pa铆s, contemplando toda a diversidade do nosso povo. 脡 importante lembrarmos que vivemos em um pa铆s de dimens玫es continentais, o que sempre 茅 um desafio quando falamos de capilaridade de pol铆ticas p煤blicas.

Um dado interessante 茅 que a regi茫o Nordeste foi a que mais executou recursos da Lei Paulo Gustavo: 96% dos mais de R$1 bilh茫o repassados pelo governo federal. Em 2023, 100% dos estados e 98% das cidades aderiram. J谩 em 2024, quase todas as regi玫es do pa铆s t锚m 铆ndice de execu莽茫o acima dos 90%.

Observat贸rio da Diversidade Cultura (ODC) – Na sua opini茫o como aprimorar a prote莽茫o e promo莽茫o da diversidade cultural em nosso pa铆s? Como garantir a prote莽茫o e valoriza莽茫o das manifesta莽玫es culturais minorit谩rias ou historicamente marginalizadas?

Precisamos que a atualiza莽茫o do PNC seja capaz de refletir as demandas atuais da sociedade e fortalecer a diversidade cultural do pa铆s, articuladamente ao Marco Legal de Fomento 脿 Cultura, que contou com minha relatoria, e o Sistema Nacional de Cultura.

Al茅m disso, temos pol铆ticas p煤blicas que foram desenhadas pelos governos do presidente Lula para isso, como os Pontos de Cultura, que possuem o objetivo de descentralizar a pol铆tica cultural e reconhecer quem j谩 fazia cultura nas comunidades. Temos que buscar fortalecer e incrementar pol铆ticas que promovem o acesso 脿 cultura e o protagonismo local, com foco na diversidade e na valoriza莽茫o das culturas populares e tradicionais.

Outro exemplo 茅 a Lei Paulo Gustavo, que conta com essa capilaridade. Cada estado e munic铆pio pode elaborar seus pr贸prios editais e programas de fomento, respeitando suas realidades culturais espec铆ficas, o que valoriza a diversidade e d谩 voz a culturas locais e perif茅ricas. S茫o R$ 3,86 bilh玫es para a execu莽茫o de a莽玫es e projetos em todo o territ贸rio nacional. 脡 um investimento muito robusto. Os fazedores de cultura possuem acesso aos valores por meio de editais, chamamentos p煤blicos, pr锚mios, aquisi莽茫o de bens e servi莽os ou outras formas de sele莽茫o p煤blica simplificada, executados pelos estados, munic铆pios e Distrito Federal.

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