O Mestre em administração e profissional na área de gestão pública, Thiago Alvim, ministrou, no último dia 16 de maio, o módulo “Mecanismos de financiamento e de viabilização de projetos culturais”, do curso de Desenvolvimento e Gestão Cultural. Foram abordados os setores dos quais decorre o financiamento de projetos culturais: governos, empresas e pessoas físicas. Como a demanda é maior do que os recursos, é preciso fazer escolhas, estabelecer prioridades, como explicou. É preciso “descentralizar a cultura”, afirmou o professor.
Alvim tratou dos modelos adotados na França e Estados Unidos. O principal foco, porém, foi o financiamento da cultura no Brasil que apresenta um modelo híbrido. Refletir sobre as formas de financiamento permite analisar as técnicas relacionadas ao incentivo fiscal, destacou ainda. Outro ponto abordado refere-se à maneira como o financiamento se realiza, por meio de execução direta ou indireta, fomento direto ou indireto e através de investimento privado incentivado ou não.
Para tratar do orçamento público da cultura, o professor apresentou aos alunos o conceito de “ensimesmar” e esclareceu sobre o índice de ensimesmamento, referente à porcentagem dos recursos do orçamento público aplicados diretamente.
Em discussão, também, a lei de incentivo e suas modalidades, o Fundo de Projetos Culturais, incentivo fiscal, patrocínio e motivações envolvidas, políticas públicas, sistema “crowdfunding” – com o uso de plataformas on line de financiamento coletivo. A aula incluiu análise de vários gráficos, com ativa participação dos alunos; análises voltadas à “abrangência dos projetos”, como enfatizou o professor.
Thaís Milani
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]