O Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) lançou seu primeiro Relatório das Desigualdades de Raça, Gênero e Classe. As conclusões chegadas apontam intensa desigualdade no Brasil, especialmente em relação à questão racial e ao grupo de mulheres pretas e pardas.
O objetivo da pesquisa é disponibilizar ao público os dados estatísticos sobre raça, gênero e classe no Brasil. A metodologia utilizada foi análise da distribuição da população, renda familiar, média de escolaridade, presença no ensino superior, taxa de desemprego, classe social, dentre outros, sempre em referência à variável raça e, em alguns casos, sua intersecção com gênero. Os estudos tiveram como referência os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2011 a 2015.
O GEMAA é um núcleo de pesquisas voltadas para ações afirmativas e investigações de representação de gênero e raça na política, instituições e mídia. Foi criado em 2008 e opera no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP-UERJ).
Acesse o relatório aqui.
Imagem: Portal GEMAA
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]