Racool Studio

NOT脥CIAS

O Carnaval, os preconceitos e a diversidade

Recomenda莽玫es do Conselho Municipal de Igualdade Racial (COMPIR) de Belo Horizonte sobre condutas durante o carnaval pode ter produzido efeito contr谩rio

Em meio a controv茅rsias de uso e conviv锚ncia e no espa莽o urbano em diversas cidades, o Carnaval se firma a um s贸 tempo como momento de liberdade e express茫o, e de tens茫o e disputa. O Conselho de Igualdade Racial da capital mineira divulgou uma nota[1] no 煤ltimo dia 13 com a inten莽茫o de evitar pr谩ticas racistas, machistas ou homof贸bicas.

Chamado livremente de cartilha por v谩rias pessoas, o texto na verdade 茅 uma nota curta e trata de quest玫es objetivas, compartilhando algumas orienta莽玫es que visam combater atitudes e o uso de fantasias entendidas como incentivadores de preconceito. Foi uma a莽茫o espec铆fica do colegiado do COMPIR como forma de propor mudan莽as na postura das pessoas sobre sete quest玫es importantes:

  1. O ass茅dio 脿 mulher negra.
  2. A representa莽茫o caricatural do povo negro por meio da pintura da pele com tinta preta (tamb茅m conhecido como blackface).
  3. O uso representativo / recreativo de roupas e estilos de cabelo pr贸prios das religi玫es de matriz africana e ind铆gena.
  4. A ridiculariza莽茫o de elementos da cultura cigana, por refor莽ar estere贸tipos das pr谩ticas e vestimentas dos ciganos.
  5. Recomenda莽茫o para evitar homens vestidos de mulher, por refor莽ar estere贸tipos de g锚nero.
  6. O respeito 脿 popula莽茫o negra LGBTQI[2].
  7. Criminaliza莽茫o e est茅tica da cultura negra e perif茅rica (que tamb茅m se refere 脿 viol锚ncia contra jovens negros).

Com um objetivo inicial positivo, as recomenda莽玫es do Conselho sobre como n茫o adotar pr谩ticas preconceituosas no per铆odo do carnaval foram consideradas por muitos como uma esp茅cie de cerceamento 脿 express茫o da sociedade[3]. As quest玫es levantadas tanto pelas recomenda莽玫es quanto pelas rea莽玫es contr谩rias nos levam a um problema central no debate sobre a diversidade cultural: a quest茫o da apropria莽茫o cultural[4]. Abaixo listamos alguns textos sobre esse tema, que 茅 central neste debate. A nota do COMPIR aponta claramente isso, quando diz, por exemplo: 鈥渘茫o nos sentimos homenagead@s com essas fantasias鈥 e 鈥渦sar objeto sagrado de maneira recreativa 茅 reduzir a cultura ind铆gena ao ex贸tico鈥.

A pesquisadora Nilma Lino Gomes[5] aponta a quest茫o de forma mais direta, afirmando que os s铆mbolos e caracter铆sticas da cultura negra s茫o quest玫es identit谩rias e se descontextualizadas descontextualizadas continuamente podem refor莽ar uma naturaliza莽茫o de certos preconceitos e at茅 interferir nas representa莽玫es sobre o negro na sociedade: 鈥渁 discuss茫o sobre a apropria莽茫o cultural do corpo n茫o pode ser feita sem levar em considera莽茫o o contexto hist贸rico, social e etnogr谩fico no qual os sujeitos [鈥 est茫o inseridos. 脡 nesse contexto que os sujeitos e seus corpos adquirem significa莽茫o.鈥

Em um momento de acirramento de 芒nimos no pa铆s, pode-se ter uma ideia do que pode causar um conjunto de recomenda莽玫es avulsas sobre esses temas. Respeitar o direito de uma pessoa sair vestida como quiser, na base do bom humor, como pontuaram alguns entrevistados (nas mat茅rias para as quais colocamos os links abaixo) traz a necessidade de uma postura de n茫o ridicularizar qualquer tradi莽茫o ou forma de ser e isso se constr贸i com o tempo.

Em geral, a conviv锚ncia em sociedade, a educa莽茫o para a diversidade, para viver em uma sociedade pluralista exigiriam de todos o m铆nimo de bom senso para n茫o haver humilha莽玫es ou chacotas para com o que as pessoas s茫o, tem, fazem ou ainda para condi莽玫es espec铆ficas (gordos, carecas etc). Pode ser que essas pessoas n茫o gostem de brincadeiras sobre qualquer caracter铆stica deste tipo.

Em 2016, um casal saiu fantasiado de Aladin e Jasmin e fantasiou o filho negro de macaquinho Abu[6]. O casal afirmou que n茫o tinha a inten莽茫o de ofender ningu茅m, que era uma brincadeira, mas especialistas apontaram que era uma situa莽茫o delicada e que exigia um posicionamento para n茫o cair na naturalidade, como apontou Nilma Lino Gomes em entrevista 脿 茅poca:

“Acho que 茅 uma simples brincadeira e n茫o estou com essa inten莽茫o de ofender ningu茅m, mas, sabendo que n贸s temos um imagin谩rio racial e pr谩ticas racistas, eu diria que n贸s precisamos tomar cuidado com a diferen莽a, tomar cuidado com o outro, tomar cuidado com qual mensagem n贸s queremos passar […] A sociedade brasileira foi colonizada com uma 锚nfase muito grande na coloniza莽茫o do outro, do diferente, das diferen莽as.”

A quest茫o 茅 efetivamente complexa. Se por um lado todas as culturas s茫o resultado de trocas culturais, existem trocas que s茫o marcadas pela desigualdade e pelo preconceito, e s茫o essas, e n茫o todas as trocas culturais que devem ser criticadas. Entre o essencialismo de que a cultura tem pertencimentos 煤nicos e o outro extremo de que tudo vale em nome da festa, qual seria a forma de resolver de forma plural e democr谩tica os usos e abusos dos sentidos de uns pelos outros

A edi莽茫o do peri贸dico 鈥淐orreio da UNESCO鈥[7], de 2005, logo ap贸s a aprova莽茫o da conven莽茫o da diversidade trazia uma provoca莽茫o dizendo que 鈥渄iversidade cultural n茫o se decreta nem se improvisa[8]鈥 (Tradu莽茫o nossa. UNESCO, 2005, p.49-50). Esta afirma莽茫o tinha o objetivo de apontar que as a莽玫es concretas que seriam tomadas para a promo莽茫o da diversidade cultural n茫o deveriam ser baseadas somente em regulamenta莽玫es ou experimentos, mas uma jun莽茫o de a莽玫es de sensibiliza莽茫o, reflex茫o, discuss茫o nos diversos 芒mbitos das sociedades sobre a dignidade e a validade das variadas formas de express茫o dos seres humanos.

E isso, com efeito, exige uma a莽茫o coordenada entre v谩rios atores sociais, p煤blicos e privados, entre discuss茫o e aprova莽茫o de bases legais que contribuam para a conviv锚ncia e o reconhecimento ao mesmo tempo que se desenvolva um programa de conscientiza莽茫o e educa莽茫o para a pr贸pria diversidade.

Uma nota avulsa no Di谩rio Oficial, sem estar acompanhada de uma campanha espec铆fica, um material de sensibiliza莽茫o e uma mobiliza莽茫o consistente sobre temas t茫o importantes, pode levar ao efeito exatamente contr谩rio. Somente restringir algumas atitudes ou a莽玫es n茫o garante que as pessoas tenham entendido a real motiva莽茫o de n茫o fazer brincadeiras preconceituosas com o cabelo de algumas mulheres, o cocar dos ind铆genas ou porque o ass茅dio deve ser veementemente combatido. E n茫o s茫o quest玫es menores, n茫o 茅 vitimiza莽茫o, e deixa mais clara a necessidade de se ampliar os debates e as campanhas educativas para al茅m dos momentos de festa. Afinal, n茫o somos preconceituosos apenas nas festas.

 

[1] A nota que o conselho publicou pode ser encontrada na 铆ntegra no di谩rio oficial, em http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1225290

[2] Sigla para 鈥L茅sbicas, Gays, Bissexuais, Transg锚nero, Queer ou Questionadores e Intersexo

[3] Veja algumas repercuss玫es em https://domtotal.com/artigo/8646/2020/02/a-cartilha-do-kalil/ e https://www.otempo.com.br/cidades/cartilha-pede-que-homens-nao-se-vistam-de-mulher-no-carnaval-em-bh-1.2297572

[4] Para aprofundar sobre o tema da apropria莽茫o, sugerimos quatro textos:

a) https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/02/17/O-que-%C3%A9-apropria%C3%A7%C3%A3o-cultural-e-por-que-o-tema-vem-%C3%A0-tona-no-Carnaval1 ,

b) https://www.greenme.com.br/viver/costume-e-sociedade/41730-apropriacao-cultural-vestir-de-indio-carnaval/, c) https://www.cartacapital.com.br/cultura/apropriacao-cultural-alem-do-pode-ou-nao-pode-e-tema-de-livro-de-pai-rodney/

d) https://carnavalesca.org/2018/03/06/apropriacao-cultural-antropofagismo-e-outros-carnavais/

[5] Alguns textos da pesquisadora sobre o tema podem ser encontrados em http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/10/Corpo-e-cabelo-como-s%C3%ADmbolos-da-identidade-negra.pdf

[6] Relembre o caso, acessando https://br.blastingnews.com/brasil/2016/02/pai-poe-roupa-de-aladdin-e-veste-filho-de-macaco-no-carnaval-racista-dizem-internautas-00779255.amp.html

[7] Esta edi莽茫o completa em Ingl锚s, Espanhol e Franc锚s pode ser encontrada em https://en.unesco.org/courier/november-2005

[8]cultural diversity can neither be decreed nor improvised

 

POR: Jos茅 de Oliveira J煤nior

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail n茫o ser谩 publicado.

ACONTECE

Chamada para publica莽茫o 鈥 Boletim 103, N. 01/205

CHAMADA PARA PUBLICA脟脙O – Boletim 103, n潞 01/2025 Os 20 anos da Conven莽茫o sobre a Prote莽茫o e Promo莽茫o da Diversidade das Express玫es Culturais Per铆odo para submiss茫o: 21 de maio a 27 de julho de 2025   Este ano a Conven莽茫o sobre a Prote莽茫o e Promo莽茫o da Diversidade das Express玫es Culturais promulgada pelos pa铆ses membros da […]

CURSOS E OFICINAS

Gest茫o Cultural para Lideran莽as Comunit谩rias – Online

O Observat贸rio da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo 脿 Cultura de Belo Horizonte, patroc铆nio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de forma莽茫o GEST脙O CULTURAL PARA LIDERAN脟AS COMUNIT脕RIAS. Per铆odo de realiza莽茫o: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Hor谩rio: Encontros online 脿s quintas-feiras, de 19 脿s 21h00 Carga hor谩ria total: 6 […]

Mais cursos