Oficina reúne brincadeiras e jogos de diferentes tempos e contextos culturais
A Oficina “O Lúdico, a Memória e a Diversidade – modos de brincar e lembrar” aconteceu, de 9 a 13 de julho, durante o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.
O coordenador do ODC, José Márcio Barros e os colaboradores Maurício de Araújo Lima e Debora Maia estão à frente da ideia que convida ao debate, experimentação e registro de práticas lúdicas mediadas por brincadeiras e jogos tradicionais.
Esta é a segunda edição da oficina que reúne jogos e brincadeiras de diferentes tempos e universos culturais, incentivando o diálogo, a experimentação e a criação, para compreensão da relação entre memória, patrimônio imaterial e diversidade cultural. Os integrantes debatem os conceitos de memória, identidade, diversidade cultural e patrimônio imaterial, bem como produzem registro audiovisual sobre as práticas lúdicas. Confira os resultados no blog da oficina.
O Lúdico, a Memória e a Diversidade – modos de brincar e lembrar
Quem coordena:
José Marcio Barros é antropólogo, doutor em Cultura e Comunicação, professor e pesquisador da PUC Minas e da Escola Guignard-UEMG, coordenador do Observatório da Diversidade Cultural.
Débora Maia é graduada em Educação Física, mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia, coordenadora e professora da Associação Bem Estar e Cultura Corporal, pesquisadora do Grupo MEL – Mídia, Memória, Educação e Lazer, e do Grupo GRIÔ – Culturas Populares, Diásporas Africanas e Educação (UFBA).
Maurício de Araújo Lima é graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte e mestre em Interações Midiáticas pela PUC Minas, diretor de desenvolvimento de produtos da Origem Jogos e Objetos e responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento de projetos educacionais e culturais com o tema “Jogos”.
Quando: 9 a 13 de julho
Horário: das 14h às 18h
Onde: Tenda Cultural Trem da Vale, Ouro Preto.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]