Orquestra Jovem de Contagem prepara-se para 10ª turnê internacional, desta vez, com destino aos Estados Unidos
Um grupo de 36 jovens desembarcou no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, no dia 29 de julho deste ano. Escolhidos entre aproximadamente 250 alunos da Orquestra Jovem de Contagem, para participarem de sua 9ª turnê internacional, os jovens integrantes de comunidades de baixa renda do município da Região Metropolitana de Belo Horizonte se apresentaram em sete países da Europa, durante um mês.
O grupo se prepara agora para a próxima edição do projeto que, pela primeira vez, realizará turnê nos Estados Unidos em 2013. A Orquestra recebeu o convite da Penstate University, localizada na Pensilvânia, e deve se apresentar em Nova Iorque, Chicago e Washington. Desde a fundação da organização não governamental, em 1997, total de 1.200 alunos já participou das atividades. As crianças e adolescentes fazem parte das oficinas de variados instrumentos de cordas e sopros e aulas teóricas de música e de inglês. Ao todo, foram realizados 200 concertos no Brasil, 60 concertos internacionais, reunindo mais de 150 mil espectadores.
Educação musical
O projeto tem como meta transformar a vida das crianças, adolescentes e familiares, por meio da formação cidadã. Os resultados do trabalho de educação musical são percebidos por meio da inserção de ex-alunos em escolas superiores de música e da atuação dos jovens como educadores da Orquestra (confira os resultados no quadro).
O percurso das crianças e adolescentes refletem, ainda, as experiências positivas da música na vida de seus fundadores, os músicos Renato Almeida e Rosiane Reis, que participaram de projetos sociais desde a infância. Almeida ressalta o aprendizado possibilitado aos jovens, particularmente, pelas turnês. “É uma oportunidade de ter uma experiência profissional muito importante para os alunos, mas também pensamos no crescimento pessoal que a turnê proporciona. Eles aprendem a lidar com públicos diferentes, a cuidar de seus pertences, a ter horário para as atividades, que são todas em grupo, e a conviver com novas culturas”, diz o maestro e coordenador geral da Orquestra.
A Orquestra Jovem de Contagem é patrocinada pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania e tem apoio cultural, pela Lei n° 8.313/1991 (Lei Rouanet), da Copasa, GE Transportation, Belgo Bekaert Arames e Supermix Concreto.
Projeto de vida
Conquistas
Transformação social
Formação de plateia para música clássica
Turnês e festivais
Festivais nacionais:
Turnês internacionais:
Para conhecer mais:
www.orquestrajovemdecontagem.com
http://www.youtube.com/user/OrquestraJContagem
https://www.facebook.com/OrquestraJC
Foto: Apresentação da Orquestra na Holanda, em julho deste ano
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]