Com nomes como o cineasta João Batista de Andrade e o pesquisador José Márcio Barros, Oficina Cultural promove essa semana o Seminário Olhares da Gestão Cultural
Olhar a Cultura na perspectiva da gestão é um exercício contínuo para os agentes que atuam no meio cultural, pois exige grande capacidade de percepção e disposição para o diálogo. Para fomentar a discussão em torno dos meandros e desafios da gestão e da produção cultural na contemporaneidade, a Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes promove nos dias 10 e 11 de junho o Seminário Olhares da Gestão Cultural: Gestores e Públicos em Lins. As inscrições para as 150 vagas ficam abertas até 9 de junho e devem ser feitas no site www.oficinasculturais.org.br.
O evento é gratuito e será realizado no Instituto Americano de Lins. Além de Lins, o Seminário Olhares da Gestão Cultural: Gestores e Públicos será realizado também em São José dos Campos (3 e 4/6) e em Sorocaba (5 e 6/6).Destinado principalmente a dirigentes culturais, produtores, artistas, professores e pesquisadores, o evento conta com debates e palestras, além de espetáculos e um concerto com entrada franca.
Ao trazer diferentes olhares de profissionais e pesquisadores conceituados, o seminário procura contribuir para o aprofundamento das discussões sobre as questões que envolvem o universo da Cultura e para o compartilhamento de experiências na área.
José Marcio de Barros abre o evento às 19h30 com a palestra Competências Transversais e Gestão da Cultura: Sobre Improvisos, Bricolagem e Transformações. Barros é professor da pós-graduação em Comunicação da PUC Minas, Cultura e Sociedade da UFBA e do Curso de Mediação em Arte, Cultura e Educação da UEMG, e coordenador o Observatório da Diversidade Cultural e do Programa Pensar e Agir com a Cultura.
Às 21h30 começa a apresentação Camerata de Cordas & Coro Sinfônico, com a Orquestra Jovem Sinfônica e o Coro Sinfônico de Lins. Orquestra e Coro foram fundados em 2011, e contam com mais de setenta integrantes, entre instrumentistas e coralistas. Seu regente titular é o maestro João Fernando Paluan e o repertório combina obras eruditas e canções da música popular brasileira.
No dia 11, às 10h, ocorre a mesa-redonda A Formação do Gestor Cultural com a participação do professor e especialista nas áreas de política e gestão culturais, José Carlos Durand, da mestre em Educação e especialista em Planejamento e Gestão Cultural, Maria Helena Cunha. A mediação da mesa será feita pela coordenadora de Difusão Cultural da Funarte (centro-oeste), Débora Aquino.
Às 14h, começa a mesa-redonda Públicos da Cultura, com a participação do cineasta e diretor do Memorial da América Latina, João Batista de Andrade, da atriz, fundadora da Cia. do Latão e mestre em Teatro e Educação pela USP, Maria Tendlau, e Susana Ventura doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.
A mediação da mesa que encerra o Seminário Olhares da Gestão Cultural: Gestores e Públicos será feita pela Relações Públicas, especializada em Gestão Cultural pela ECA-USP, Ana Paula Galvão.
A Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes é uma das 22 unidades das Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura, que são gerenciadas pela POIESIS Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.
SERVIÇO:
Seminário Olhares da Gestão Cultural: Gestores e Públicos
Dias 10 e 11 de junho
Inscrições: até 9/6
Público: dirigentes culturais, produtores, artistas, professores e pesquisadores
Seleção: primeiros inscritos no site www.oficinasculturais.org.br
150 vagas
Local: Instituto Americano de Lins: Rua Campos Salles, 339 – Centro – Lins
Evento gratuito
10 de junho – terça-feira
19h – Credenciamento
19h30: Abertura e Palestra: Competências Transversais e Gestão da Cultura: Sobre Improvisos, Bricolagem e Transformações
Palestrante: José Márcio Barros
21h30: Camerata de Cordas & Coro Sinfônico
Com Orquestra Jovem Sinfônica e o Coro Sinfônico de Lins
11 de junho – quarta-feira
10h às 12h30: Mesa-Redonda: A Formação do Gestor Cultural
Debatedores: José Carlos Durand e Maria Helena Cunha
Mediação: Débora Aquino
14h às 17h: Mesa-Redonda: Públicos da Cultura
Debatedores: João Batista de Andrade, Maria Tendlau e Susana Ventura
Mediação: Ana Paula Galvão
Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes
Rua Rio Branco, 18-40, CEP 17014 – 037, Vila América – Bauru
Telefone: (14) 3231-1100 / 3281-3074
Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: www.facebook.com.br/OficinasCulturais
Twitter:@OficinaCultural
Fonte: www.jcnet.com.br
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]