O Ministério da Cultural anunciou os vencedores do Concurso de Monografias Sílvio Romero – 2012. Criado em 1959, a iniciativa premia estudos na área das culturas populares e é organizado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular.
Em 2012, 31 monografias foram inscritas. A comissão do IPHAN, premiou os dois primeiros lugares com o prêmio de R$ 13 mil e R$ 10 mil, respectivamente. Três outros trabalhos receberam menções honrosas.
Confira a lista:
1º lugar
Título: A feira dos mitos: a fabricação do folclore e da cultura nordestinos (Nordeste 1920 – 1950)
Autor: Durval Muniz de Albuquerque Jr.
O objetivo é investigar em que momento e em que condições históricas se deu a emergência da ideia de cultura nordestina. Por que sempre que se fala, se escreve ou se tenta mostrar o que é a cultura regional nordestina somos remetidos a um conjunto de manifestações culturais, matérias e formas de expressão ligadas a uma dada forma de organização social, a uma dada sociabilidade, aquela que antecedeu as relações capitalistas de produção, da sociedade burguesa e da sociedade urbano-industrial? Trata-se de analisar como se constituiu uma forma de ver e dizer o regional que o confina a um tempo histórico em oposição ao urbano, moderno industrial. Além de ser pensada como sendo uma cultura rural, artesanal, folclórica, tradicional, a cultura nordestina quase sempre remete para as manifestações ditas como populares.
Vínculo institucional: Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Agência Financiadora: Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq
2º Lugar
Título: Arte, aprendizado e experiência: a construção do “ser figureiro” em Taubaté, em São Paulo
Autora: Valéria Leite de Aquino
Em perspectiva etnográfica e histórica, analisa os figureiros de Taubaté (SP) e sua produção artesanal. Como esse mundo social, articulado em torno da produção de um repertório característico de peças em cerâmica figurativas, foi se constituindo e se transformando a partir de uma rede de cooperação e negociação entre vários agentes sociais, que culmina com a circunscrição da identidade social do “ser figureiro”. Análise das narrativas de memória coletiva acerca da constituição desse artesanato característico e as disputas existentes dentro do grupo de artesãos, em especial desde a criação da Casa do Figureiro, em 1993. “Figureiros tradicionais” e “novos figureiros” são categorias nativas que delineiam o conjunto de representações que organizam e elaboram permanentemente a experiência do fazer artesanal. O exame de tais categorias, que expressam tensões e conflitos, desvenda o processo de construção e de negociação do “ser figureiro”. Nesse processo, estão em jogo formas de aprendizagem e de experiências centrais na articulação desse grupo social e na maneira como são enfrentados os processos de mudança em curso
Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, da UFRJ, em 2012.
Orientação: Profª. Drª. Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti
Co-orientador: Prof. Dr. Ricardo Gomes Lima (Uerj)
1ª Menção honrosa
Título: Um norte para o romance brasileiro: Franklin Távora entre os primeiros folcloristas
Autora: Cristina Betioli Ribeiro
Estudo e análise do conjunto de romances de Franklin Távora, denominado por ele de “literatura do Norte”, com o objetivo de mostrar em que medida o autor cearense se vale da cultura popular, das memórias e da cor local nortistas como instrumentos para fundar história e literatura nacionais. Nessa perspectiva, apresentamos as principais discussões sobre folclore e nacionalidade, as ideias fundamentais da Escola de Recife e a interação do romancista com o pensamento da “geração de 70” do século XX. Além da trajetória do escritor, o propósito é examinar o seu conhecido embate com José de Alencar, travado nas Cartas a Cicinato, e os métodos de composição que foram sendo sedimentados na sua prosa de ficção, ao longo de suas críticas e no seu projeto literário. Por fim, serão apresentadas as análises dos cinco romances da literatura do Norte: O cabeleira, O matuto, Lourenço, Um casamento do arrabalde e O sacrifício.
Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas, 2008.
Orientação: Profª. Drª. Márcia Azevedo de Abreu
Agência Financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)
2ª Menção honrosa
Título: Da música folclórica à música mecânica: uma história do conceito de música popular por intermédio de Mário de Andrade
Autor: Juliana Pérez González
A partir da revisão da obra musicológica do intelectual brasileiro Mário de Andrade (1893-1945) são estudadas as características do conceito de música popular. Vislumbraram-se as complexidades que intervieram na construção desse conceito polissêmico por meio da comparação entre o pensamento musical de Mário de Andrade e de alguns colegas latino-americanos da primeira metade do século 20. A pesquisa diferencia entre o conceito de música popular, herdeiro da visão de mundo do romantismo oitocentista, e o surgimento de outro significado relacionado com a música que circulava nas cidades e que era difundida pelos modernos meios de comunicação eletrônicos. Com o passar do século 20, esse novo tipo de música popular urbana distanciou-se cada vez mais da noção romântica de música popular, e contribuiu para tensões no interior do conceito. A pesquisa leva ao campo da historiografia musical latino-americana as discussões e debates historiográficos, posteriores à década de 1970, acerca da construção da cultura popular derivada de uma elite acadêmica.
Dissertação de Mestrado Programa de Pós-Graduação em História Social, da Universidade de São Paulo, 2012.
Orientador: Prof. Dr. José Geraldo Vinci de Moraes
Agência Financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)
3ª Menção honrosa
Título: Performance musical dos Ternos de Catopês de Bocaiúva (MG)
Autor: Fábio Henrique Ribeiro
Pesquisa realizada junto aos ternos de catopês da cidade de Bocaiúva, em Minas Gerais. Os catopês são grupos pertencentes à manifestação cultural do Congado, uma expressão dramático musical do catolicismo popular de origem afro-luso-brasileira. A investigação buscou uma construção do conhecimento a respeito da performance musical dos grupos, guiando-se pelo objetivo geral de apresentar, discutir e analisar os principais aspectos sonoros e culturais que a caracterizam. Suportes teóricos nas áreas de etnomusicologia, antropologia e outras áreas afins têm o intuito de sustentar as escolhas metodológicas e interpretativas. A parte empírica da pesquisa baseou-se em trabalho de campo, por meio de observação, entrevistas, questionários e registros em áudio, vídeo e fotografias. A performance musical dos catopês revela-se muito mais do que meio expressivo de concepções e experiências, apontando para uma perspectiva de performance transformadora da realidade. Assim, os elementos estéticos da música fundem-se com sua conjuntura performática delineando as práticas rituais, as relações com o sagrado, com os ancestrais, com os membros da Igreja e com a sociedade em geral.
Dissertação de Mestrado no Programa de Pós Graduação Universidade Federal da Paraíba, 2011.
Orientação: Prof. Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz
Agência financiadora: Programas de Bolsas Reuni
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]