Bolsas Ibermuseus de Capacitação oferece oportunidade de qualificação a profissionais de museus dos 12 países membros do Programa
Convidamos os profissionais de museus ibero-americanos a participarem do programa Bolsas Ibermuseus de Capacitação, criado no âmbito de nossa Linha de Apoio ao Patrimônio Museológico em Situação de Risco. Com esta ação, Ibermuseus tem o objetivo de promover mecanismos de proteção e gestão do patrimônio museológico ibero-americano, por meio da qualificação profissional, além de fomentar a consolidação da Rede Ibero-Americana de Museus.
Nesta primeira edição, as bolsas serão concedidas a profissionais que atuem nas áreas relacionadas à gestão e manejo de coleções: conservação, restauração ou curadoria – no momento da apresentação da candidatura às Bolsas Ibermuseus de Capacitação -, em instituições museais ou instituições governamentais responsáveis pelas políticas públicas para os museus dos 12 países membros do Comitê Intergovernamental do Programa (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai).
As bolsas são destinadas a atividades de capacitação tais como cursos de curta duração, seminários, congressos e oficinas sobre temas relacionados à conservação preventiva, gestão de riscos e atuação em emergências, realizadas por instituições governamentais responsáveis pelas políticas públicas para os museus nos 22 países ibero-americanos (Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal República Dominicana, Uruguai e Venezuela).
Para solicitar o auxílio, os profissionais interessados devem buscar uma atividade de capacitação de seu interesse, ser previamente aceito pela instituição que a organiza e preencher os requisitos detalhados no regulamento das Bolsas Ibermuseus de Capacitação.
As Bolsas cobrirão os seguintes gastos: taxa de inscrição, caso se aplique; passagens de avião, trem ou ônibus, dependendo do local da atividade; traslados terrestres em transporte público entre o aeroporto, o hotel e o local da atividade; seguro viagem; hospedagem e alimentação.
Após o término da atividade de capacitação, os profissionais selecionados às Bolsas Ibermuseus de Capacitação deverão executar um projeto de multiplicação dos conhecimentos adquiridos em sua instituição. O projeto deverá ser apresentado no ato de inscrição e será submetido à aprovação (junto às demais documentações solicitadas no Regulamento), à Mesa Técnica de Formação e Capacitação do Programa Ibermuseus. O formulário de apresentação do projeto de multiplicação está disponível junto ao formulário de inscrição, disponível para download na área Convocatórias do Portal Ibermuseus.
O prazo de inscrição estará aberto durante todo o ano de 2016 até que se esgotem os recursos disponíveis. Os candidatos devem se inscrever por meio do Portal Ibermuseus www.ibermuseus.org/convocatorias, com uma antecedência mínima de 60 dias ao início da atividade pretendida.
Inscreva-se e participe!
Fonte: Ibermuseus
Imagem: Ibermuseus
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]