As inscrições concurso internacional de fotografias “Miradas de Iberoamérica” estão abertas até 29 de agosto e podem ser feitas no site do programa Iber-Rutas.
Os candidatos devem apresentar projetos que contenham de cinco a sete fotos relacionadas entre si que abordem a temática gênero e migração. Serão concedidos prêmios aos três primeiros classificados no valor de U$ 2,500, U$ 2,000 e U$ 1,500. Os vencedores receberão valores equivalentes na moeda local do país de origem. Os três projetos ganhadores poderão integrar uma mostra itinerante em alguns dos países que integram o programa.
Os resultados serão divulgados no site do Iber-Rutas ou na página eletrônica da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), organizadora do programa Iber-Rutas, no dia 19 de setembro de 2014. Os participantes também serão informados por meio dos e-mails relacionados nas fichas de inscrição.
O Iber-Rutas é um programa de fortalecimento de rotas de direitos e interculturalidade na migração ibero-americana, desenvolvido no âmbito da OEI. Busca, por meio de pesquisas, formação e difusão dos processos migratórios, contribuir para a promoção da diversidade cultural na Ibero-América configurando um espaço comum para a proteção dos direitos dos migrantes a partir de uma perspectiva intercultural.
O Iber-Rutas é coordenado pela Argentina e integrado por dez países. A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) representa o Brasil no programa. Todos os países membros contribuem para um fundo que permite a realização de projetos de cooperação.
Os objetivos da temática deste segundo concurso são os de buscar a incorporação da questão de gênero à agenda ibero-americana para o desenho e a implementação de políticas e programas específicos, além de difundir boas práticas de integração dos grupos migrantes, baseadas no diálogo intercultural.
O tema gênero e migração foi escolhido com base em estudos da Organização Internacional de Migrações (OIM), que apontaram, a partir da década de 80, uma mudança no perfil dos migrantes. A predominância masculina nestes ciclos foi substituída pela presença das mulheres em cerca de metade da população migrante em todo o mundo.
Fonte: Minc
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]