NOTÍCIAS

Projeto “Encontro de Saberes nas Universidades Brasileiras” fomenta a importância de debates sobre a educação

Política cultural vista como espaço permanente de diálogo possibilita o desenvolvimento de áreas educacionais

O “Expresso 168 – Encontro de Saberes” acontece nesta quarta-feira (10), com a presença de pesquisadores, gestores, produtores e artistas. O encontro tem o objetivo de fomentar o debate sobre o cenário cultural, e para além disso, lembrar a importância da realização de eventos como esse nas universidades brasileiras. O “Expresso 168 – Encontro de Saberes” foi criado em 2013 para discutir as variadas vertentes da cultura no Brasil, e o debate ocorre por meio de reuniões informais promovidas pela Comissão de Cultura da Câmara, sem o rigor regimental da Comissão. 

O projeto “Encontro de Saberes nas Universidades Brasileiras” leva conhecimentos culturais às universidades do país, por meio de aulas ministradas por mestras e mestres. Esse importante ato busca desenvolver um espaço de experimentação pedagógica e epistêmica no ensino, que traga resgates de saberes e inovações que beneficiem a todos os envolvidos – estudantes, mestres e professores. De acordo com a Academia Brasileira de Ciências, as universidades públicas brasileiras correspondem por mais de 95% da produção científica do Brasil, fruto da importância de políticas bem estruturadas de educação no país, assim como é também fundamental a preservação de projetos como o Encontro de Saberes para o desenvolvimento educacional no Brasil.

Essa edição conta com a participação do professor José Jorge de Carvalho, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino e na Pesquisa (INCTI); prof. Kabengele Munanga, antropólogo e vice-coordenador do INCTI; Lucely Pio, mestra raizeira do Quilombo do Cedro em Goiás e professora do Encontro de Saberes; e Rosângela Pereira de Tugny, professora associada da Universidade Federal do Sul da Bahia e pesquisadora do CNPq. 

O debate será às 14h30, no plenário 10 da Câmara.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos