NOTÍCIAS

Projeto Protagonismo LGBTI realiza seminário de formação de militantes neste final de semana

REPRODUÇÃO: CELLOS MG

Em Belo Horizonte, o CELLOS/MG formará os quarenta candidatxs selecionadxs em história do movimento LGBTI, advocacy, conceitos básicos sobre gênero, orientação sexual, sexualidade e comunicação.

Começa nesta sexta (5 de abril) a primeira etapa do Projeto Protagonismo LGBTI, realizado pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS/MG). O projeto, que tem como objetivo formar militantes para atuar nas mais diversas regiões do Estado, conta com quarenta militantes que trazem consigo as mais diversas experiências e expectativas para começar os trabalhos.
O projeto será feito em duas frentes: na primeira, iniciada neste final de semana, o foco será na formação dxs quarenta militantes. Quatro temas serão abordados. O primeiro é sobre a História do Movimento LGBTI, ministrado por Giovanna Araújo. Na sequência, a temática será de Gênero, Sexualidade e Política, com o facilitador Igor Monteiro. Fechando o processo, os participantes terão a palestra de Comunicação como Ferramenta Estratégica para o Ativismo LGBTI, com Bruno Greco, e por último abordando sobre Advocacy, Controle Social e Fortalecimento Institucional com Carlos Magno.
Bruno Chaves, diretor do CELLOS/MG e coordenador do Projeto Protagonismo LGBTI, realça a importância desta ação. “O projeto cumpre um papel importante de formação e interlocução dos movimentos em todo o Estado. Vivemos um momento de desmontes e ataques as liberdades individuais e coletivas, nossas formas de ser e relacionar estão no centro do debate conservador e são constantemente utilizadas para influenciar de forma destorcida a opinião pública. A formação é um pilar importante para a construção da resistência.”
Já para Camila Oliveira, mulher trans e uma das militantes selecionadas, a importância da participação no projeto é um privilégio. “Levando em consideração que vivemos num país que mais assassina LGBTIs no mundo, principalmente travestis e transexuais, é uma responsabilidade e um privilégio de ter a oportunidade de trocar experiências e capacitações no âmbito coletivo.”. Ela também realça que a formação visa com que os particpantes se tornem disseminadorxs e referência nesse processo de promoção a igualdade de direitos, busca da equidade e formulação de políticas públicas afirmativas específicas para a comunidade.
O evento ocorrerá no Auditório Diamantina do hotel Normandy, localizado na Rua dos Tamoios, 212, Centro. Na sexta, a abertura do evento será às 19h00. No sábado e no domingo, o curso começará às 8h00. Toda a programação está detalhada nos arquivos em anexo.
Número para contato:
Bruno Alves –  diretor do CELLOS/MG e coordenador do Projeto Protagonismo LGBTI
(31) 98534-7516

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos