NOTÍCIAS

Retrospectiva 2024: um ano de conquistas e conhecimento para o Observatório da Diversidade Cultural

O ano de 2024 foi marcado por ações transformadoras e debates cruciais promovidos pelo Observatório da Diversidade Cultural (ODC). Nosso compromisso com o fortalecimento das políticas culturais e a valorização da diversidade foi reafirmado em cada projeto, evento e publicação.

Janeiro – O ano começou de forma especial. O Observatório da Diversidade Cultural recebeu sua certificação como Ponto de Cultura através da plataforma da Rede Cultura Viva nos termos da Lei n. 13.018, de 22 de julho de 2014 (Política Nacional de Cultura Viva), e da Instrução Normativa MinC n. 08, de 11 de maio de 2016. Um grande presente e o reconhecimento de quase duas décadas de trabalho.

Fevereiro a Abril – Iniciamos as oficinas de Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural, realizadas em Betim e Santa Luzia, Minas Gerais. Essas oficinas fortaleceram a relação com as comunidades locais, proporcionando ferramentas para a valorização e preservação de suas expressões culturais.

 

 

Abril – Para celebrar o número 100 do Boletim do ODC, realizamos o evento ODC Diálogos, que trouxe uma rica discussão sobre os “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”. Contamos com as reflexões de dois grandes nomes da área, Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, que nos inspiraram a pensar os rumos da cultura no país.

 

 

Maio a Julho – Oferecemos duas formações que mobilizaram dezenas de participantes. A oficina Anônimos Notáveis foi realizada nos Centros Culturais Urucuia e Lindéia Regina, em Belo Horizonte, enquanto o curso Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias trouxe reflexões e práticas inovadoras para lideranças locais, com encontros no Museu da Moda (Centro de BH) e no Viaduto das Artes (Barreiro).

 

 

Julho – O ODC marcou presença acadêmica no VIII Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais (CBEO), contribuindo para o Grupo de Trabalho “Organização, Política e Cultura” (GT19) e oferecendo o Minicurso “Diferenças, diversidade, equidade e inclusão: desafios contemporâneos”. Esse espaço foi fundamental para compartilhar nossas experiências e perspectivas com a comunidade acadêmica.

 

 

Agosto – O ODC esteve presente no XX Enecult (Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura) em Salvador, coordenando o GT Diversidade Cultural e participando do GT Cultura Viva. Essa atuação reafirmou nosso papel como referência no debate sobre diversidade cultural no Brasil. Na cidade de Itaúna, Minas Gerais,  o ODC participou do Encontro Cortejo, organizado pela Rede Mineira de Pontos de Cultura, importante  evento de reflexão, mobilização e articulação.

 

 

Setembro As escolas municipais Professor Mello Cançado e Polo De Educação Integrada receberam a oficina Anônimos Notáveis. O trabalho com alunos e alunas do EJA representou um momento importante de debate sobre as relações entre a memória e a diversidade cultural.

OutubroAtendendo a demanda dos Pontos de Cultura da Região do Barreiro, o ODC ofereceu o ciclo de  Formação em Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias no formato  Online.  

 

 

 

Novembro O ODC foi convidado a apresentar suas experiências de formação na área da gestão cultural no V Seminário Internacional da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão. Participou também da Oficina Territorial do Plano Nacional de Cultura (PNC) em Belo Horizonte realizado no Centro Cultural @usinadecultura.

Segundo semestre – Nosso time de colunistas cresceu, com as valiosas contribuições de Alexandre Barbalho, Fayga Moreira e Gabriel Portela. Suas análises sobre arte, cultura, sociedade e audiovisual enriqueceram os conteúdos publicados e ampliaram o alcance do ODC.

 

 

Publicações – Encerramos o ano com alegria pelo lançamento de duas edições memoráveis da Revista Boletim do Observatório da Diversidade Cultural, abordando os temas: “Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária” e “Diversidade Cultural e Ação Comunitária”. Essas edições refletem a essência do trabalho que realizamos ao longo do ano.

 

 

 

 

O ano de 2024 foi um período de grandes conquistas e aprendizados!

Agradecemos a todos os parceiros, colaboradores e comunidades que caminharam conosco. Juntos, seguimos fortalecendo a Diversidade Cultural e construindo políticas mais inclusivas e transformadoras.

Que venha 2025!

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos