NOTÍCIAS

Ribeirão Preto tem agora o Dia Municipal da Mulher Negra

A data representa, na atualidade, a luta contra a condição de opressão de gênero e racial e étnica

Ribeirão Preto tem agora no calendário oficial da cidade o Dia Municipal da Mulher Negra, comemorado em 25 de julho, mesma data do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

Projeto do vereador Luciano Mega (PDT) em parceria com movimentos sociais e coletivos de Ribeirão, como Abayomi e Rejume, teve também como uma das protagonistas Silvia Diogo, coordenadora da Ong Casa da Mulher.

“[A data] representa, na atualidade, a luta contra a condição de opressão de gênero e racial e étnica em que vivem estas mulheres. Foram mais de 300 anos de escravidão no nosso país e faz aproximadamente 130 anos que isso terminou”, comenta Mega.

Frisar uma data como essa no calendário oficial é uma forma de manter viva na memória das pessoas as atrocidades cometidas em nosso país, de acordo com o vereador. “Ribeirão Preto reconhece, com essa comemoração, a força da mulher negra”, diz.

Silvia discursou na Câmara no dia da sessão que estabeleceu a data. Na fala, ela destacou as dificuldades que mulheres negras passam, principalmente o racismo. Teve de responder, inclusive, a um vereador, o porquê de ela não estar interessada no dia da mulher ruiva.

“A celebração do Dia Municipal da Mulher Negra é extremamente relevante por valorizar contribuições políticas, intelectuais, econômicas e socioculturais no processo histórico que elas tiveram”, finaliza.

Fonte: O Revide

Foto: Arquivo Revide/Ellen Carolina Faria

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos