A Semana de Gestão e Políticas Culturais foi realizada pela parceria do Observatório da Diversidade Cultural com o Instituto Itaú Cultural e o Centro de Arte Popular (CAP) de 31/03 a 04/04.
O evento tratou dos cinco pilares centrais do atual cenário cultural no Brasil: políticas culturais e participação; formação de público da cultura; planejamento e gestão cultural; o criativo e os novos arranjos produtivos na cultura; cultura, direitos e institucionalidades.
Entre os convidados, Albino Rubim (Secretário Estadual de Cultura da Bahia), José Marcio Barros (PUC Minas /UEMG), Bernardo da Mata Machado (Secretário em exercício de Articulação Institucional do Ministério da Cultura), Ana Paula do Val (arquiteta e urbanista), Luciana Salles (responsável pela Superintendência de Programação Cultural e Ação Educativa do Circuito Cultural Praça da Liberdade) e Humberto Cunha (UNIFOR).
A programação foi destinada a gestores públicos e produtores culturais, reunindo nomes de peso para analisar e debater o cenário cultural brasileiro e dialogar com a realidade local da capital mineira.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]